Share the post "As vantagens de uma pós-graduação em Design Thinking & Prototyping"
Num mundo cada vez mais automatizado, o mercado de trabalho procura perfis académicos e profissionais que se diferenciem dos demais e cujas competências gerais e específicas acrescentem valor ao tecido empresarial.
Estes perfis serão, num futuro muito próximo, os principais trunfos da competitividade das empresas – aquelas que gerarão emprego e riqueza e estarão no cerne da coesão social e do desenvolvimento económico sustentável.
Mas que perfis são estes? O que é que os torna distintivos?
A este respeito acreditamos que a formação especializada, que aposte no desenvolvimento de competências específicas, será uma das características-chave destes perfis.
Todavia, esta mesma formação terá ainda que desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de um pensamento livre, criativo – que dote os indivíduos de ferramentas que os auxilie a transformar informação em conhecimento funcional e emocional; a desenvolver massa crítica; a potenciar a inovação e a cultivar um espírito empreendedor.
Não será demais referir que a percentagem de alunos inscritos em cursos superiores em áreas que aliam a economia e a cultura está a crescer exponencialmente em Portugal e em toda a Europa. Os dados – apresentados por alguns estudos realizados em instâncias europeias – comprovam-no, e não deixa de ser curioso que, além das licenciaturas, são as pós-graduações que mais público atraem.
Pós-graduações: áreas de interesse
As principais áreas de interesse deste público (que consegue analisar por antecipação os desafios que o mercado de trabalho enfrentará brevemente) são, por exemplo:
- Design Thinking;
- Design (gráfico; de comunicação; multimédia);
- Marketing;
- Artes;
- Engenharia (eletrónica e informática);
- Conteúdos e media digitais.
Pós-graduação em Design Thinking & Prototyping
A título de exemplo, apontamos a pós-graduação em Design Thinking & Prototyping do IADE, em Lisboa, sobretudo porque o seu Plano de Estudos é bastante atrativo e com uma forte ligação ao mercado de trabalho. A formação é orientada para um público-alvo muito diverso – gestores; engenheiros; marketeers; designers; empreendedores – e possui as seguintes características:
- Formação assente na metodologia de investigação aplicada da UNIDCOM / IADE – IDEAS(R)EVOLUTION
- Abordagem integrada de R&D+i, simplificada e a custo acessível para as pequenas e médias organizações – PMEs
- Introdução a um novo modelo de negócio e novos métodos de trabalho para a sustentabilidade e competitividade focalizada na Co-criação de valor e no Diálogo
- Foco na promoção da transversalidade e multidisciplinariedade nas empresas e na cultura criativa e empreendedora
- Corpo docente composto por profissionais com experiência em projetos reais e em diferentes setores e indústrias
Conheça também a pós-graduação em Gestão de Marketing.
Veja também: