Até Setembro, os portugueses aplicaram 755,3 milhões de euros em produtos financeiros dos CTT, o que representa mais 217 milhões que no mesmo período de 2009.
Este aumento da procura por produtos de poupança por parte das famílias portuguesas leva os CTT a crer que até ao fim do ano deverá haver uma poupança global de cerca de mil milhões de euros, o que representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
Segundo os CTT, “cerca de 700 mil portugueses são titulares de produtos financeiros vendidos nos CTT, entre Títulos da Dívida Pública, Certificados do Tesouro e Certificados de Aforro; Seguros de Capitalização e PPR (Planos Poupança Reforma).”
De acordo com os Correios, esta procura existe pois muitos clientes pretendem alternativas aos produtos de maior risco dos bancos, além disso, a sua oferta implica “prazos de investimento e aplicações seguras, taxas de rendibilidade muito atractivas, que comparam favoravelmente com a demais oferta disponível no mercado financeiro e bancário”.
No dia 2 de Novembro, dia em que se assinalou o Dia Mundial da Poupança, os CTT venderam 11,1 milhões de euros em novos títulos.
Note-se que este valor foi atingido em 15 minutos, o que revela uma tendência para o aumento do investimento.
Os produtos financeiros dos Correios são direccionados para diferentes necessidades dos clientes que pretendem pôr a render as suas poupanças. Esses clientes por norma, são clientes de rendimento médio e que têm capacidade para poupar.