Share the post "Poupança para famílias numerosas: dicas úteis e essenciais"
Disciplina, informação e contenção são as chaves da poupança para famílias numerosas. Em contexto de incerteza económica, convém estar a par de algumas dicas para otimizar o orçamento familiar. Estas são as nossas sugestões.
Dicas de poupança para famílias numerosas
Antes de mais, importa saber o que é uma família numerosa: é aquela que contribui para que a média nacional seja superior a dois filhos por casal. Porque têm 3 ou mais filhos, as famílias numerosas dão um importante contributo para a renovação das gerações.
Para estas famílias, o rigoroso exercício de gestão orçamental é um hábito há muito assimilado. Não gastam desnecessariamente e não cedem aos apelos do consumismo desenfreado.
Se tem uma família numerosa, partilhamos estas sugestões de poupança que podem ajudar a equilibrar ainda mais as contas ao fim do mês.
Inscreva-se na Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Através desta instituição pode ter acesso a vários protocolos com empresas e instituições que conferem descontos e benefícios. A quota da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) é de 35 euros por ano à qual acresce, na primeira inscrição, um valor de 10 euros. Fica isento do pagamento da Jóia de Inscrição se escolher o Sistema de Débito Direto.
Saiba mais no site da APFN, que tem uma lista de descontos para as grandes famílias.
Adira a cartões para famílias numerosas
Não existe apenas o Cartão de Associado da APFN, que basta apresentar em determinados locais para obter descontos. Pode aderir ainda a outros cartões, entre eles o Cartão Municipal Famílias Numerosas, por exemplo. Consulte o seu município para saber se dispõe deste cartão.
Aproveite o Bilhete Família
Se tiver dois filhos ou mais, aproveite os Bilhetes Família existentes, que permitem que vá com os seus filhos ao Oceanário, a cinemas, a museus e a outros locais culturais, por exemplo, por um preço mais acessível. Esta é uma boa poupança para famílias numerosas mas, infelizmente, a maior parte dos Bilhetes Família só inclui dois filhos.
Tire partido da majoração na dedução à coleta (IRS)
No que diz respeito ao Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), há alguns benefícios destinados às famílias de uma forma geral. Desde logo porque qualquer agregado familiar tem direito a uma dedução fixa de 600 euros por filho, acrescendo a este valor o montante de 300 euros por cada filho menor de três anos.
Além disso, as famílias beneficiam das deduções no IRS relativas às despesas dos filhos (educação e saúde). Neste caso, a poupança para famílias numerosas (com 3 ou mais filhos) é ainda mais expressiva, uma vez que têm uma majoração de 5% no limites de dedução por cada dependente.
Peça faturas de todas as suas compras
Nunca se esqueça de pedir o máximo possível de faturas com número de contribuinte. Ao tratar do IRS, vai vez que faz toda a diferença.
Beneficie da redução no IMI
É importante que tenha em dia a sua situação referente à redução no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Sabia que, quantos mais dependentes um agregado familiar tiver, maior poderá ser a dedução?
A legislação prevê que as Câmaras possam estabelecer uma redução da taxa do imposto municipal sobre imóveis para famílias com filhos a cargo, desde que esse imóvel se destine a habitação própria e permanente do agregado familiar.
A dedução é fixa e corresponde a 20 euros para casos onde existe um dependente a cargo, 40 euros quando são dois dependentes a cargo e 70 euros nas situações em que há três ou mais dependentes a cargo.
Aproveite a tarifa familiar da água
A poupança para famílias numerosas também inclui um valor mais reduzido na conta da água, tendo sido criada ao nível municipal a tarifa familiar da água.
Esta tarifa serve para criar escalões de consumo de acordo com o número de elementos do agregado ou a previsão de descontos para famílias com três dependentes ou mais, ocorrendo assim uma lógica per capita.
Por isso, se não estiver a beneficiar deste desconto, trate já da sua situação junto das entidades competentes.
Ensine os seus filhos a poupar energia e água
Sempre que uma divisão da casa estiver vazia, a última pessoa que lá esteve e ligou a luz não deve sair sem desligá-la. A dica é válida para crianças, mas também para adultos.
Já no duche e durante a lavagem dos dentes, por exemplo, explique aos seus filhos a importância de fechar sempre a torneira quando não estiverem a usar a água. Lembre-os ainda que o duche deve ser o mais rápido possível.
As crianças costumam ser sensíveis à questão ambiental e além de poupar recursos, se adotarem estes comportamentos ajudam também a poupar o orçamento familiar.
Ponha a máquina de lavar a funcionar só quando estiver cheia
Não vá lavando roupa aos poucos. Aproveite a capacidade de carga da máquina para conseguir otimizar a sua utilização e evitar desperdícios de água e luz. Ao escolher o programa e a temperatura, tenha em conta o grau de sujiade da roupa e sempre que possível opte por programas mais curtos e temperaturas mais baixas. O mesmo em relação à loiça.
Tire partido do desconto no Imposto Sobre Veículos
Em relação ao Imposto sobre Veículos (ISV) há um benefício importante para famílias numerosas.
Todas os agregados com mais de três dependentes a cargo ou com três dependentes a cargo (em que dois deles tenham idade inferior a 8 anos) podem ter um desconto no ISV.
Para ter direito à isenção, o veículo tem de ser um ligeiro de passageiros com mais de 5 lugares, ter emissões de CO2 iguais ou inferiores a 150g/km (veículos NEDC) ou iguais ou inferiores a 173 g/km (veículos WLTP) e ainda ser novo ou importado.
A isenção corresponde a 50% do montante do imposto até ao limite de 7.800 euros.
Tenha um orçamento bem elaborado
Se quer economizar com sucesso, deve criar um orçamento bem planeado, que lhe dará uma visão geral de onde costuma gastar mais e ajudará ainda a avaliar com facilidade onde pode ser possível cortar nas despesas. Desta forma fará uma melhor gestão do dinheiro disponível.
Viva sempre dentro das suas possibilidades e evite as compras por impulso, pois o que interessa é comprar aquilo que realmente é necessário para a família.
Use aplicações que ajudam a poupar
São muitas as pessoas que, para controlarem melhor os seus gastos e as suas poupanças, usam softwares, ferramentas e aplicações que ajudam na organização das suas finanças.
Uma vez que a poupança para famílias numerosas pode ser dificultada pela má gestão de gastos feitos mensalmente, pois é difícil decorar todas as despesas realizadas com cada um dos filhos, o melhor é conhecer aqui as aplicações que irão ajudá-lo a colocar as suas contas em dia.
Compare os preços dos produtos
Compare sempre os preços dos artigos que deseja em diferentes lojas para que assim possa comprar o que quer a um menor preço. Portais como o KuantoKusta são úteis para quem quiser comprar um artigo específico, como um computador ou um telemóvel de determinada marca.
No caso da KuantoKusta, por exemplo, consegue comparar preços de forma mais abrangente, podendo ir de eletrodomésticos, videojogos e produtos de informática a artigos de lazer ou decoração e brinquedos, entre outros. A app identifica assim a loja mais barata onde pode comprar o artigo que deseja.
Faça uma lista de compras
Sempre que precisar de ir às compras, deve fazer uma lista com aquilo que necessita antes de sair de casa. Se for preciso, olhe para essa lista quando estiver nas lojas. Assim evitará cair no erro de comprar coisas por impulso.
Aproveite as promoções
A poupança para famílias numerosas assenta também nos descontos feitos por lojas, quer a nível de alimentação e de vestuário, como de outros bens necessários para cada família. Esteja atento aos panfletos e notificações das apps de descontos e aproveite ao máximo esta ajuda.
Compre produtos de marca branca
Para quê comprar produtos de marca se existem uns de marca branca que são tão bons como os da marca original? É muito caro sustentar uma família numerosa comprando produtos caros, por isso, altere esse hábito.
Não compre a prestações
É importante que a poupança para famílias numerosas não assente em compras a prestações. Mais vale juntar o dinheiro e depois comprar do que arriscar-se a contrair dívidas. Por isso, uma das sugestões é evitar andar com o cartão de crédito na carteira.
Passe a roupa de irmão para irmão
Se tem dois ou mais filhos do mesmo sexo, por exemplo, não gaste mais dinheiro em roupa para bebé/criança e vá passando a mesma de irmão para irmão, a menos que esteja gasta ou estragada.
São muitas as pessoas que guardam a roupinha do irmão mais velho, ou até mesmo de filhos de amigos, para que mais tarde seja usada pelo irmão que está a caminho. Mas, se precisar de comprar alguma roupa, opte por adquirir umas em segunda mão, uma vez que são mais baratas.
Prepare marmitas para o trabalho e para a escola
Com um agregado familiar numeroso é muito dispendioso comer fora de casa. Por isso, tanto adultos como crianças devem levar comer para o trabalho e para a escola, respetivamente.
Se todos os seus filhos lhe pedirem dinheiro para comerem no bar da escola, esse gasto irá pesar muito no orçamento mensal. E não há nada como preparar alimentos em casa para as crianças, que assim também irão beneficiar de uma alimentação mais saudável.
Mantenha uma horta
Se tiver espaço adequado para tal, faça uma horta. Os seus filhos vão aprender muito, vão ter produtos naturais e controlados pela família e ainda vão poupar em alguns alimentos, que deixarão de ser comprados.
Faça programas baratos em família
Uma vez que é difícil levar todos os seus filhos a passear em locais pagos (museus, cinema, teatro, entre outros), porque implica gastos significativos, organize outro tipo de programas.
Faça piqueniques em jardins, por exemplo, onde as crianças também podem levar uma bola, cartas ou outros brinquedos para jogarem em conjunto. Em casa organize peças de teatro, karaoke, coreografias de dança ou vejam um filme enquanto comem pipocas caseiras.
Planeie as férias com antecedência
Se não planear as férias antecipadamente pode já ser tarde para fazer marcações em conta. Se sabe aproximadamente quando vai estar de férias, organize o máximo possível com antecedência, especialmente o alojamento e o transporte, caso não vá no seu carro.
Jogue ao amigo secreto e poupe nas prendas
Mais uma dica de poupança para famílias numerosas consiste em fazer o jogo do amigo secreto no Natal, em vez de todos darem um presente a cada elemento da família.
Os pais com muitos filhos vão, certamente, ficar agradados com esta ideia. Se fizer questão de dar prendas a todos, compre-as com antecedência, aproveitando épocas em saldos.
Opte pelas escolas públicas
Se decidir optar pelas escolas privadas em vez das públicas, a poupança para famílias numerosas tornar-se-á numa tarefa mais difícil. Outra dica é também escolher as escolas na área de residência, para que assim não tenha de gastar em transportes.
Agregue os tarifários do telemóvel
Existem vários tarifários para telemóvel, alguns associados ao serviço de televisão por cabo e Internet, com os quais se pode poupar algum dinheiro em casa. Uns até permitem distribuir de forma mais lógica os dados, minutos para chamadas e número de SMS entre todos os cartões associados à conta. Se ainda não conhece estas opções, questione a sua operadora móvel.
Fale sobre dinheiro com os seus filhos
Outro truque para a poupança para famílias numerosas resultar consiste em ensinar os seus filhos a economizar, além de explicar às crianças o valor das coisas. Esta aprendizagem é muito importante para que os pequenos dêem valor aos esforços dos pais e não estejam constantemente a pedinchar.
Atribua mesadas para ensinar a gerir o dinheiro
Se conseguir, dê uma mesada aos seus filhos, o que pode ser uma excelente forma de os ensinar a gerir o seu dinheiro. Isto terá impacto especialmente quando eles crescerem, porque vão habituar-se a gerir o dinheiro que recebem de forma a que chegue para tudo o que precisam.
No entanto, é importante que não lhes dê demasiado dinheiro e que não lhes dê extras se eles gastarem a mesada antes de receberem a seguinte.
Peça ajuda
Não tenha vergonha de pedir ajuda a entidades como igrejas e associações locais. Naquilo em que puderem auxiliar já será uma boa poupança para famílias numerosas e, principalmente, uma maneira deste tipo de agregados não passarem dificuldades, tanto a nível de alimentação como de outros bens essenciais.
Coloque o dinheiro economizado num fundo de emergência
Depois de poupar muito dinheiro com todas estas dicas, junte o dinheiro que conseguiu economizar e coloque-o numa conta poupança. Ter um fundo de emergência é sempre importante pois nunca se sabe quando ocorrerá um imprevisto. Mas também pode ter poupanças com objetivos concretos, como as férias.
Artigo originalmente publicado em fevereiro de 2019. Atualizado em janeiro de 2024.
- Taxas de juro voltam a subir: prepare-se para pagar mais pela sua casa
- Farto de comissões? Poupe com a conta de serviços mínimos bancários
- 10 armadilhas no supermercado que deve mesmo evitar
- Demasiadas contas para pagar? 6 dicas para reorganizar as finanças
- Como recuperar as finanças em momentos de instabilidade