As baterias dos carros foram concebidas para durar entre 3 a 5 anos, mas se tiver alguns cuidados, pode poupar a bateria do carro e fazer com que esta dure mais alguns anos.
Tal como a bateria do seu telemóvel, a bateria dos carros têm ciclos e vão-se desgastando. À medida que o tempo passa, o seu carro vai-lhe enviando sinais de que a bateria está fraca. A boa notícia é que há uma forma de prolongar a vida deste componente, e os cuidados a ter são na verdade bastante simples, e poderão fazer com que economize algum dinheiro na manutenção do seu automóvel.
A bateria é uma das peças fundamentais do seu carro. Não só serve para pôr o carro a trabalhar, mas também é a bateria a responsável por fazer com que funcionem alguns componentes de segurança, como as luzes, a buzina ou a direção assistida. Também é a bateria que fornece energia ao seu rádio, e convenhamos que uma viagem sem rádio não será propriamente agradável, por isso o melhor é mesmo poupar a bateria do carro.
As baterias produzem energia através de reações químicas que ocorrem no seu interior, e qualquer reação química é afetada pela temperatura, quer seja calor extremo ou frio extremo, por isso a validade das baterias não é linear, mas cabe a si proteger e resguardar este componente e fazê-lo durar mais tempo.
Saiba então como poupar a bateria do carro de uma forma muito simples, mesmo que não perceba nada de mecânica.
9 dicas para poupar a bateria do carro
1. Evite fazer viagens muito curtas
A energia armazenada na bateria do seu carro é apenas suficiente para colocar o seu carro em funcionamento, pois é neste momento que lhe é exigida mais energia. Em seguida o alternador começa a trabalhar e a produzir mais energia para recarregar a bateria e manter os restantes componentes do carro em funcionamento.
Caso faça diariamente viagens muito curtas, a bateria do seu carro passará por um processo de cargas e descargas muito rápido, e isto poderá afetar o seu ciclo de vida e o seu correto funcionamento. Caso faça deslocações inferiores a 5km, deve ligar o seu carro e esperar alguns minutos antes de arrancar, para que a bateria complete o seu ciclo de carregamento. Caso o seu carro tenha um motor turbo, este processo até poderá ajudar a cuidar a vida do seu motor.
2. Manter a bateria bem segura e apertada
A bateria do seu carro deve estar sempre bem segura e fixa no lugar. Caso esta se mexa significativamente enquanto passa por estradas com um piso mais irregular, isto pode levar a que se soltem os cabos e que a bateria não carregue correctamente ou, no pior dos cenários, pode fazer com que haja um curto circuito. O facto de a bateria estar solta não arruinará a vida da bateria, mas também é um risco para a sua segurança, por isso deve verificar regularmente se os cabos da bateria estão em ótimas condições de funcionamento e se a bateria está bem fixa no lugar.
3. Desligue sempre as luzes do carro
Os carros mais recentes têm a funcionalidade “auto” que faz com que as luzes de cruzamento se liguem sozinhas assim que escurece ou passa num local com menos luminosidade, mas alguns carros mais baratos ou mais antigos não têm esta funcionalidade, e devemos ter o cuidado de desligar sempre as luzes do carro quando o estacionamos.
Mesmo que o seu automóvel tenha um modo de “poupança de energia” e apague todos os componentes eletrónicos antes que não o possa ligar novamente, o facto de o carro estar a usar energia sem que o alternador a esteja a repor, vai fazer com que desgaste os componentes da bateria, diminuindo assim a sua vida útil.
4. Controle a corrosão
Esteja atento à corrosão da sua bateria. No seu interior ela é composta por dois ácidos muito fortes e, estando exposta a todas as condições e adversidades climatéricas, é normal que os terminais da bateria vão sofrendo de corrosão ao longo do tempo, o que pode fazer que esta não carregue como deve. Caso note que os polos da sua bateria estão a ficar com alguma ferrugem, escove-os com uma escova de aço e água com gás.
Adicione sempre que possível um spray lubrificante, pois isto vai prevenir a sua bateria de se danificar, e pode assim poupar não só custos de manutenção, mas também pode poupar a bateria do carro.
5. Se não usar o carro, desconecte a bateria
Caso preveja que não vai fazer qualquer viagem nos próximos 3 dias, deverá desconectar os terminais da sua bateria. O carro, mesmo quando apagado, continua a consumir bateria, pois o relógio, o odómetro e todas as funções de memória necessitam constantemente de bateria para funcionar corretamente. Para evitar que esta se descarregue totalmente e consumir assim um ciclo da bateria, deve desconectar os cabos que ligam o alternador aos polos da bateria.
6. Teste frequentemente a bateria do seu carro
Deve efetuar com regularidade testes à bateria do seu carro, ligando os polos positivo e negativo a um voltímetro. Caso o resultado da leitura seja inferior a 12V, a sua bateria não está em condições de alimentar a parte eléctrica do seu carro, e mais tarde ou mais cedo não lhe permitirá sequer ligar a ignição para pôr o carro a trabalhar.
Nota: A cor vermelha ou sinal (+) correspondem ao polo positivo. A cor preta ou sinal (-) correspondem ao polo negativo. Jamais junte os dois cabos sob risco de poder apanhar um choque elétrico de moderada intensidade.
7. Não utilize equipamentos eletrónicos do carro com o motor desligado
Se tem por hábito ficar à espera a ouvir música dentro do carro sem o motor estar em funcionamento, então saiba que este vício poderá por um ponto final prematuro à vida da sua bateria. O mesmo se aplica se é uma daquelas pessoas que no verão gosta de se refrescar com o ar condicionado do carro enquanto este está desligado. Fazem com que os componentes eletrónicos do seu carro funcionem enquanto a bateria não está a ser carregada e provocam desgaste na bateria do seu carro.
8. Isolar a bateria do calor ou frio extremos
Proteger a bateria dos picos de temperatura extremos poderá ajudá-lo a poupar a bateria do carro e a evitar o desgaste dos componentes internos da bateria. Alguns carros mais recentes já trazem as suas baterias protegidas contra o frio ou calor extremos, mas os carros mais antigos não vêm preparados para isto. Existem até algumas empresas que vendem kits de isolamento térmico para as baterias.