Às vezes é difícil evitar gastar demasiado quando compramos roupa nova. A verdade é que não podemos viver sem roupa, mas podemos muito bem fazer com que o que gastamos nesta não seja uma fatia volumosa do nosso orçamento. Poupar dinheiro em roupa é para muitos portugueses uma necessidade, e a boa notícia é que não é assim tão difícil fazê-lo.
6 dicas para poupar em roupa
1. Compre na melhor altura
Apesar de a maior parte das pessoas aproveitar a época de saldos para poupar dinheiro em roupa, nem toda a gente o faz noutros dias como o Black Friday, ou outros dias específicos estabelecidos pelas marcas. Para encontrar tais oportunidades, precisa de estar atento às novidades das mesmas. É boa ideia subscrever às newsletters.
2. Faça uma lista da roupa de que precisa
Ir às compras sem uma lista pode vir a ser um grande erro, pois pode ceder à tentação e comprar coisas de que não precisa. Para evitar comprar uma peça de roupa que vai usar apenas uma ou duas vezes, faça uma lista e siga-a à risca. Assim, evita gastos desnecessários em roupa que vai ficar à sua espera no guarda-roupa.
3. Compre online
Vários sites de roupa oferecem portes de envio e descontos em peças, o que ajuda a poupar dinheiro em roupa e possivelmente em combustível por não ter de se deslocar, além de poupar tempo.
Antes de comprar online, deve certificar-se que o faz de forma segura, para que não venha a perder o seu dinheiro.
4. Evite o centro da loja
De acordo com alguns estudos, a maior parte das pessoas dirige-se para o centro da loja assim que entra nela. Claro está, de modo a poderem faturar mais, as lojas começaram a colocar a roupa mais cara neste ponto. Se tiver atenção aos preços da loja, vai conseguir poupar.
5. Compre roupa de qualidade
Se encontrar roupa de má qualidade à venda, evite comprá-la, mesmo que seja muito barata. Vale a pena gastar mais por algo que seja duradouro, do que gastar pouco em algo que se vai estragar em pouco tempo e que lhe vai trazer dores de cabeça.
6. Reaproveite a roupa que já tem
A melhor forma de poupar dinheiro em roupa é ao não a comprar de todo. Para fazer isto terá de dar uma vista de olhos ao seu guarda-roupa para ver o que ainda lhe serve e o que já não vale a pena manter por casa. Pode, também, fazer combinações novas com a roupa que já tem.
Procure remendar a roupa sempre que possível, em vez de ir comprar mais à loja. Mesmo que tenha de ir à costureira, fica mais barato.
Veja também: