Foi um dos desafios dos últimos anos que deixou meio mundo completamente rendido. Falamos das técnicas para poupar em 52 semanas. O objetivo? Poupar 1378 euros ao longo de um ano.
Tudo começou com Bárbara Barroso, especialista em Finanças Pessoais, que lançou este desafio no seu blogue. Não sabe do que estamos a falar e ficou perdido nas contas? Nós explicamos.
Quer amealhar 1378 euros em 12 meses? Fácil: use as técnicas para poupar em 52 semanas.
Vamos por parte: feitas as contas, um ano tem 52 semanas (aqui está a explicação para o nome deste desafio). Qual é o objetivo? Conseguir poupar o valor dessa semana em euros.
3 métodos para poupar em 52 semanas
Método ‘1 euro’
Vamos ao desafio? Na primeira semana coloca de lado um euro, na segunda semana passa a guardar dois euros e assim sucessivamente. No final das 52 semanas vai guardar 1378 euros. Não sendo um desafio rígido, pode começar ao contrário: na primeira semana coloca de lado 52 euros, na segunda semana 51 euros e assim respetivamente.
Método ’50 cêntimos’
Tendo em mente que nem todos os agregados familiares podem poupar 200 euros num mês (é esse o valor que terá de ser amealhado nas últimas quatro semanas do desafio), saiba que pode adaptar o seu método para poupar em 52 semanas. Se reduzir o valor da poupança semanal para 50 cêntimos vai conseguir, na última semana do desafio, colocar de lado 26 euros e poupar em 52 semanas 689 euros.
Método ‘bingo’
Diz quem já aderiu ao desafio que é o método mais flexível (daí o apelido). No fundo, vai ajustando a poupança semanal mediante a sua própria disponibilidade: se na primeira semana quiser poupar 52 euros e na seguinte apenas colocar de lado um euro, não há problema. Basta que vá apontando os valores que vai amealhando para não correr o risco de repetir montantes.
Faça um mealheiro
Agora que conhece os 3 métodos só precisa de fazer o seu próprio mealheiro. Escolha um recipiente transparente e coloque lá dentro a folha com o calendário de todas as semanas do ano (e respetivos valores a poupar). Sempre que for colocando dinheiro no mealheiro não se esqueça de ir marcando no calendário a semana (e respetivo valor) em questão.
Estipule o seu novo calendário e comece já hoje a poupar em 52 semanas.
Artigo originalmente publicado em julho de 2017. Última atualização em dezembro de 2023.