Sofia Martins
Sofia Martins
17 Jan, 2017 - 10:45

8 dicas para poupar em hotéis

Sofia Martins

Na hora de usufruir de uma estadia fora de casa, há pequenos truques que podem fazê-lo poupar em hotéis. Conheça-os e comece a economizar já na próxima viagem!

8 dicas para poupar em hotéis

Se está a planear uma escapadinha, umas férias ou mesmo uma viagem de negócios e, naturalmente, não quer gastar mais do que o necessário, espreita as nossas dicas para poupar em hotéis. Sem grande esforço, vai conseguir alguma poupança. 


Veja se está tudo a postos para poupar em hotéis


Tenha sempre em conta a época baixa

Não há como fugir. O primeiro passo para poupar em hotéis é fazer a sua reserva na época baixa. Não só conseguirá preços bastante mais acessíveis, como também um ambiente mais calmo e, provavelmente, um melhor atendimento por parte do staff do hotel.

Não deixe no entanto de fazer uma lista com tudo aquilo que não prescinde num hotel, uma vez que pode acontecer que na época baixa nem todas as comodidades do hotel estejam disponíveis. Prepare a sua lista e contacte o hotel para se certificar de que tudo aquilo de que necessita, ou de que simplesmente não abre mão, está disponível.


Consulte os sites de compras coletivas

Consultar os sites de compras coletivas, como é o caso da Odisseias ou Goodlife, por exemplo, é outra das imprescindíveis dicas para poupar em hóteis. 

Seja para uma escapadinha de 2 dias ou para umas férias mais prolongadas, estes sites são cada vez mais procurados por quem quer poupar em hotéis, mas não se esqueça de prestar atenção às condições oferecidas, à disponibilidade de agenda por parte do hotel e no que está, ou não, incluído na reserva.


TUDO INCLUÍDO… OU NEM POR ISSO

Não deixe de ter este pormenor em conta quanto estiver à procura do próximo quarto de hotel. Há sempre questões às quais deve responder antes de efetuar a sua reserva, como:

  • O pequeno-almoço é pago à parte? 
  • Pode utilizar o Wi-Fi sem restrições ou a sua utilização tem um custo diário? 
  • O spa que tanto o aliciou é de livre acesso por parte dos hóspedes? 

Estes elementos devem pesar na sua decisão de compra e podem fazer a diferença entre a melhor escolha e uma pechincha… que afinal não o é. Cuidado com estes extras e outras taxas escondidas.


CONSIDERE UM BED & BREAKFAST

Optar por um Bed & Breakfast é uma ótima maneira de poupar em hotéis. Atualmente já existem muitas opções de qualidade francamente superior e com um ambiente mais descontraído. 

Neste contexto, somos fãs da AirBnb e das milhares de soluções de alojamento providenciadas por anfitriões de todo o mundo. Tudo depende do tipo e da duração da sua estadia.


PESQUISE ONLINE MAS MARQUE COM O HOTEL

Quando estiver à procura de alojamento, não deixe de consultar sites para comparar os preços, tais como:

No entanto, na hora de marcar, ligue diretamente com o hotel e consiga até 30% de desconto na sua reserva. Quer saber como? Siga as dicas abaixo:

1. Guarde um comprovativo do preço e condições da reserva no hotel em causa, num dos portais de reservas acima mencionados.

2. Ligue para o hotel, refira o preço proposto pelo portal de reservas para o tipo de quarto que pretende e questione o que é necessário fazer para obter um preço mais competitivo efetuando a reserva diretamente com o hotel. 

3. Normalmente, ao fazer uma reserva sem intermediários o hotel oferece entre 5% a 10% de desconto. Se tiver um comprovativo do preço oferecido pelo site e se lhe for pedido pelo hotel, envie por e-mail para que o hotel consiga cobrir desconto.

4. Isto é possível porque se fizesse a sua marcação através de um site de reservas, o hotel teria de pagar uma comissão a este intermediário. Assim, oferecendo um desconto ao cliente, acaba por poupar dinheiro ao evitar esta comissão.


VERIFIQUE A EXISTÊNCIA DE PROTOCOLOS

Outra forma de poupar em hotéis e usufruir de um maior desconto na sua reserva é verificar se estes possuem protocolos e parcerias com entidades a que esteja ligado. Sejam federações, sindicatos, ordens profissionais, instituições bancárias ou mesmo empresas privadas, é cada vez mais comum que os hotéis realizam protocolos de forma a divulgar os seus serviços.

Procure informar-se destas eventuais parcerias entre organizações e estabelecimentos hoteleiros, que lhe poderão valer descontos na ordem dos 20% na sua estadia.


ESQUEÇA O RESTAURANTE E O MINI-BAR

Por último, não se esqueça de não cair na tentação de consumir um snack ou uma bebida do mini-bar, já para não falar das refeições no restaurante do hotel. Os preços que se praticam nestes serviços são, no mínimo, astronómicos – pela saúde da sua carteira, não o faça. 

Previna-se e compre alguns iogurtes ou bolachas para ter no quarto e comer fora de horas e, a não ser que esteja alojado em regime de meia-pensão ou pensão completa, almoce ou jante sempre fora do hotel. Esta é até uma boa forma de sair do hotel, expandir horizontes e conhecer melhor a área envolvente.




Pague com cartão de crédito

Se o seu cartão de crédito lhe oferece condições como o retorno de uma percentagem do que pagou com o mesmo, então use-o para poupar mais algum dinheiro. Nem que seja 2% de retorno, junto com todas as nossas outras dicas, é mais algum dinheiro para acrescer à poupança.

Veja também: