Share the post "Poupar no ar condicionado? Temos 6 dicas que vão fazer a diferença"
Para muitos, este aparelho é a grande salvação, não só para quando o calor aperta, mas também para os dias mais frios. Há quem não viva sem eles, mas nem sempre é garantida a sua correta utilização. Para poupar no ar condicionado basta estar atento aos consumos e mudar alguns hábitos no seu dia-a-dia.
Em alguns casos, o uso deste aparelho pode representar um aumento de 30% da conta da luz. Se quer evitar surpresas desagradáveis, basta seguir as nossas dicas. Não se vai arrepender.
Como poupar no ar condicionado e manter uma boa temperatura
Mantenha o equipamento em bom estado
Se quer poupar no ar condicionado deverá apostar na manutenção cuidada do aparelho.
Esteja atento ao estado dos filtros e faça limpezas regulares para garantir que o ar condicionado não precisa de demasiado esforço para manter a temperatura ao nível desejado. Dizem os especialistas que os filtros devem ser limpos a cada duas semanas. Dessa forma, estará a reduzir os consumos de eletricidade, e consequentemente, a fatura ao final do mês.
Se preferir, pode solicitar a manutenção do ar condicionado a uma empresa ou contratar o respetivo serviço a longo prazo para um acompanhamento mais frequente. Mas antes disso faça o seu estudo de mercado e perceba quais os preços e as condições praticadas.
No caso de fugas, recargas e verificação da parte elétrica, o melhor mesmo é pedir ajuda especializada.
Programe o aparelho corretamente
Esta é uma das dicas mais importantes: para garantir uma climatização eficiente nunca deve ter uma diferença de temperaturas entre o exterior e o interior da casa superior a 12 graus.
A temperatura média a que deve programar o ar condicionado é de 20 graus no verão e de 24 graus no inverno.
Preste atenção à eficiência energética
Se está a pensar investir num ar condicionado, não se esqueça de consultar a eficiência energética do aparelho em causa.
Os modelos mais eficientes podem custar algumas dezenas de euros a mais, mas vão permitir poupar na fatura de eletricidade.
Os especialistas aconselham a compra de um ar condicionado “Inverter” que por funcionar de modo contínuo, ao invés de ligar e desligar como os restantes aparelhos, evita os picos de energia.
Este tipo de tecnologia possibilita poupar, todos os anos, até 30% nos consumos quando comparado com um aparelho normal.
Use o ar condicionado de forma inteligente
Para poupar no ar condicionado não deve apenas prestar atenção à manutenção e à certificação energética do aparelho. Utilize-o apenas quando necessário e use (e abuse) das fontes naturais de frio e de calor, consoante a estação do ano.
No verão, utilize os estores para garantir uma temperatura mais baixa dentro de casa, reduzindo a necessidade de refrigeração condicionada. Durante o dia evite a entrada de raios solares diretos, mantendo os estores corridos, e durante a noite abra as janelas em lados opostos da casa para criar corrente de ar.
Se tem uma ventoinha, use-a em conjunto com este aparelho: vai atuar como um dispersor eficaz do ar produzido pelo ar condicionado, permitindo a climatização homogénea de todo o espaço de forma mais rápida.
No inverno, levante os estores e abra os cortinados para obter o máximo de exposição solar.
Tenha atenção ao desperdício
Sempre que utiliza o ar condicionado deve estar atento ao desperdício de energia que, no final do mês, pode resultar num aumento significativo da fatura de eletricidade.
Enquanto o aparelho estiver ligado, mantenha as janelas fechadas e garante que todas as aberturas estão bem vedadas. A entrada de ar vai obrigar a um esforço extra do ar condicionado para manter a temperatura desejada.
Reorganize o seu espaço
Antes de instalar um ar condicionado, deve reorganizar a localização dos móveis de sua casa. Porquê? Sempre que há obstáculos à circulação do ar o esforço deste aparelho para fazer chegar a temperatura ao nível desejado é maior.
Coloque o ar condicionado no local mais arejado da habitação e a uma altura elevada, distante dos móveis. Em caso de dúvida, fale com os técnicos que instalam o aparelho para ajudar neste planeamento.
Ar condicionado: boas práticas
Quer mais dicas para poupar no ar condicionado? Temos mais algumas e, por isso, continue a tomar notas. Verifique o espaço onde vai instalar o aparelho: quanto mais curta for a distância entre a unidade interior e exterior mais eficaz será o funcionamento.
Mas há mais: instale a unidade exterior, de preferência, num local abrigado do sol e arejado e esteja atento aos respetivos pontos de fixação (para evitar acidentes e despesas extra desagradáveis).
Compre o aparelho de ar condicionado em lojas que garantam a instalação ou que indiquem um instalador de serviço. Dessa forma, os defeitos ficam abrangidos pela garantia do respetivo aparelho (em geral, de dois anos). Em relação à instalação, a mesma deve ser feita apenas por técnicos especializados.
Se seguir as nossas dicas, vai poupar no ar condicionado e garantir conforto a todo a familia ao longo do ano, faça frio ou calor. Chegou, por isso, a hora de começar a poupar e a rentabilizar este aparelho.