Ao contrário do que se pensa, viajar não precisa ser um investimento de valores altíssimos. É possível poupar para viajar e ainda assim fazer uma bela viagem. É claro que tudo depende do tipo de viagem que cada um deseja ter, mas ainda assim saber poupar para viajar pode ser a chave para experiências incríveis. Se não sabe por onde começar, listámos algumas dicas para ajudar.
7 dicas para poupar e viajar (muito!)
1. Planeie e orçamente
É impossível saber de quanto precisa de poupar para viajar sem antes montar um planeamento detalhado com todas as informações necessárias: valor aproximado das passagens, custo da hospedagem, valores das atrações turísticas, custo médio com alimentação e transportes, entres outros detalhes. Pesquise online, converse com pessoas que já visitaram o seu destino dos sonhos e crie uma expetativa de poupança mensal ao definir uma meta e o tempo ideal para a alcançar.
2. Venda o que está a mais
Esta dica pode render muito ou pouco dinheiro, tudo depende do valor que pretende poupar, dos gastos com a viagem e do desprendimento pessoal em vender as coisas que não utiliza ou não quer mais. É sempre possível encontrar artigos que estão sem uso e conseguir algum dinheiro com eles.
3. Gaste de maneira consciente
Parece simples, mas… A ideia desta dica é gastar somente o mínimo necessário com o intuito de poupar para viajar até nos pequenos detalhes. Esta poupança pode começar com coisas básicas, como levar a marmita de casa em vez de almoçar fora, e o mesmo vale para detalhes como chá, café, água e snacks.
Outra alternativa interessante é experimentar ir para o emprego ou para a faculdade a pé ou de bicicleta para economizar nos transportes ou combustível. Essa dica ainda tem a vantagem de começar a ter hábitos de vida mais saudáveis.
4. Limite o entretenimento
Isto não significa que deve deixar de estar com os amigos ou de aproveitar os momentos de lazer, mas sim que existem alternativas mais baratas. Em vez de sair para encontrar os amigos e acabar por gastar dinheiro com transporte e café, porque não convidá-los para a sua casa? O mesmo vale para outros tipo de programação: dê preferência às opções gratuitas ou low cost.
5. Poupe automaticamente
Uma vez que esteja decidido o valor que precisa de poupar para viajar e a quantidade de dinheiro que é necessário juntar por mês, opte por uma poupança automática na sua conta bancária. Pode programar para que todos os meses, num dia especifico, o banco separe a quantia necessária para a sua viagem. Assim é mais fácil garantir que o dinheiro estará a salvo e não corre o risco de gastar com outras coisas menos necessárias.
6. Ganhe um rendimento extra com os seus talentos
Aproveite os seus talentos escondidos: seja a escrita, a música ou apenas o conhecimento sobre uma área específica. Apesar de nem sempre ser fácil ter de trabalhar mais, um part-time ao fim-de-semana ou apenas umas horas extra por dia podem fazer toda a diferença no fim do mês e isto vai dar-lhe motivação para continuar. Descubra como ganhar dinheiro extra.
7. Levante apenas o dinheiro de que precisa
Todas as pessoas têm uma estimativa de quanto dinheiro precisam para cobrir as despesas básicas por mês. No entanto, ao usarmos o cartão de débito ou crédito, é frequente acabar por gastar em coisas que não são essenciais.
Uma técnica para começar a poupar é a de levantar a quantia exata que vai precisar para as despesas obrigatórias e esquecer o cartão. Desta forma, a despesa que fizer em cada pequena coisa vai parecer mais “real” e vai pensar duas vezes antes de cair em tentação com coisas de que não precisa.
Veja também: