Hugo Moreira
Hugo Moreira
16 Jul, 2010 - 00:00

Poupe com o HomeBanking

Hugo Moreira

Cada vez mais compensa gerir a sua conta bancária sem se dirigir ao balcão do seu banco. O homebanking, além de prático e fácil, também é mais barato.

Poupe com o HomeBanking

Apesar da desconfiança e resistência de muita gente em fazer operações pela Internet ou telefone, em vez da típica ida ao balcão do banco, a verdade é que essa é a opção que lhe permite poupar mais dinheiro. Hoje em dia essa é uma das prioridades.

O certo é que todos saem a ganhar com o homebanking, já que tanto o cliente beneficia com a facilidade que a banca online proporciona, como os bancos também saem a ganhar pois poupam tempo, recursos e dinheiro.

Homebanking = Poupança

Com os serviços online já pode fazer transferências, dar ordens de bolsa e pedir cheques a partir de casa ou do trabalho, serviços pelos quais lhe é cobrado metade ou menos do que ao balcão, ou até é gratuito.

Mesmo à distância pode manter o contacto com o gestor da sua conta através de correio electrónico, ou através de um formulário próprio para o assunto em questão, que só tem que preencher e enviar.

Mais serviços e vantagens

Com o surgimento de bancos online, foi possível disponibilizar aos clientes mais vantagens, pois como não trabalham em plataformas físicas, os custos inerentes ao funcionamento de um banco são inferiores permitindo assim oferecer taxas de juro mais atractivas, cativando mais clientes e capital.

Outra vantagem do homebanking é a possibilidade de fazer aplicações online que além da comodidade, se revelam mais rentáveis que os efectuados tradicionalmente no balcão da instituição. Um exemplo disso, é um depósito a prazo de um ano, que em média, efectuado no balcão rende uma taxa de juro anual bruta (TANB) de 1,5%, quando se fosse efectuada online, renderia 2,2%.

É verdade que não pode realizar algumas operações pelo canal online mas pode sempre recorrer ao multibanco que é sempre mais barato do que se dirigir ao balcão.

Alternativas

Muitos clientes que não utilizam o homebanking explicam esse comportamento pela insegurança quanto ao serviço, a falta de conhecimento sobre o funcionamento ou até mesmo falta de local de acesso a internet.

A alternativa que tem é realizar as operações pretendidas através do multibanco, onde já não tem o mesmo conforto, é óbvio mas pelo menos é prático e assim mesmo, mais barato. A grande vantagem deste canal é a disponibilidade, pois está operacional 24h por dia, além disso, as transferências para bancos nacionais não são cobradas e, em alguns casos, os cheques também são gratuitos.

Segundo um estudo da DECO, os melhores produtos a nível de depósitos online são o Poupança Extra e Net Activo do Activobank; assim como alguns produtos do Banif, nomeadamente, Superdepósito Banif@st, Poupança Banif e Depósito Banif@st.

Segundo um estudo da revista “Dinheiro & Direitos”, da DECO, os custos dos serviços online caíram 5%, os dos telefónicos 1% e apenas os de balcão registaram um aumento superior a 6%.

Estes dados vêm exactamente reforçar ainda mais a recomendação de evitar deslocar-se ao banco para fazer a manutenção da sua conta, já que gerir a conta pela internet é muito mais económico.

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