Share the post "Praia Fluvial da Albufeira do Cabril: um oásis no centro do país"
Localizada na fronteira entre o concelho da Sertã e o de Pedrógão Grande, numa linha que separa os distritos de Leiria e Castelo Branco, a Praia Fluvial da Albufeira do Cabril é o destino perfeito para os amantes da natureza e para todos aqueles que precisam de retemperar energias longe do caos citadino ou mesmo da confusão das praias do litoral.
Aqui pode acampar, fazer um piquenique, dar uns mergulhos nas águas límpidas e cristalinas do rio Zêzere ou praticar vários desportos, sobretudo náuticos.
Isto porque a Praia Fluvial da Albufeira do Cabril é formada por uma das maiores barragens portuguesas – a Barragem do Cabril -, uma obra de arquitetura construída com o objetivo de ser uma reserva de água doce e que acabou por se transformar num espaço de lazer ao ar livre muito fora do comum, dada a beleza paisagística que a caracteriza.
Praia Fluvial da Albufeira do Cabril: paraíso natural
Muito procurada para passeios de barco à vela, a motor, a remos, para a pesca do achigã e para desportos radicais, a Praia Fluvial da Albufeira do Cabril tem ainda uma zona de lazer muito requisitada por todos aqueles que buscam tranquilidade e comunhão com a natureza.
Tem uma piscina flutuante junto à margem, para dar uns bons mergulhos nas águas do Zêzere, e uma beleza paisagística estonteante – uma vez que é literalmente abraçada por pinheiros bravos, eucaliptos, acácias e oliveiras. Esta paisagem faz parte da Zona do Pinhal Interior Norte, a maior mancha florestal da Europa.
Na albufeira funciona também o Clube Náutico de Pedrógão Grande, que lhe oferece experiências de lazer, como passeios de barco, canoa ou caiaque. O local dispõe ainda de uma rampa de acesso a embarcações com capacidade para cerca de 20 barcos.
Quer planear uma estadia na região? Damos uma ajuda!
Se pretende viajar para estas terras do interior, uma das nossas primeiras recomendações é que não deixe de visitar as Aldeias do Xisto da região do Zêzere:
- Álvaro
- Barroca
- Janeiro de Baixo
- Janeiro de Cima
- Mosteiro
- Pedrógão Pequeno
Por aqui a oferta de alojamento é excelente e vai ficar surpreendido com o carinho das gentes desta região do interior centro do país. Poderá alugar uma casinha de xisto em qualquer uma das aldeias ou ficar instalado numa unidade de turismo rural da região. Estas são as nossas sugestões:
Casa da Pedra Rolada
Situada na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, esta casinha de xisto disponibiliza dois quartos duplos e uma suite.Com cozinha e casa de banho totalmente equipadas, a casa é alugada em regime de exclusividade. Para 6 hóspedes, ideal para a família ou um grupo de amigos. Mais informações aqui.
Convento da Sertã
Este belíssimo hotel de 5 estrelas, localizado na vila da Sertã, tem todas as comodidades de que precisa para uma estadia nas Aldeias do Xisto da região do Zêzere. Inclui pequeno-almoço. Mais informações aqui.
Casa da Ladeira
Situada na aldeia da Ameixoeira, esta casinha de xisto acomoda 8 hóspedes e é alugada em regime de exclusividade. O ambiente é acolhedor e muito confortável, o espaço ideal para uma família ou grupo grande. Mais informações aqui.
Casa de Santo Antão
Localizada na aldeia de Padrões, a Casa de Santo Antão disponibiliza quartos duplos para os seus hóspedes, ainda que possam usufruir de todos os espaços comuns da casa, sobretudo da fabulosa piscina nos dias de calor que se aproximam. Mais informações aqui.
Casa do Páteo
Situada na aldeia de Vilar Cimeiro, esta casa faz parte do condomínio de Vilar dos Condes e é uma das seis casinhas de campo disponíveis para alugar. Pode alugar a casa inteira para 2 hóspedes. Mais informações aqui.