Se gosta de lugares mais recatados, em que esteja o menor número possível de pessoas, as praias desertas no sul de Espanha para estas férias de verão vem mesmo a calhar, certo?
Se ainda não tem planos para os seus dias de descanso e é um fã incorrigível dos areais de nuestros hermanos, fique a saber que é possível encontrar praias desertas no sul de Espanha, com água de grande qualidade e uma paisagem verdadeiramente encantadora. Siga o roteiro e escolha as suas favoritas!
10 praias desertas no sul de Espanha para banhos em segurança
Praia El Playazo, Almería
Em pleno Parque Natural Cabo de Gata-Nijar – a maior reserva marinha da Andaluzia -, encontra-se El Playazo, uma praia excelente para famílias com crianças pequenas, pois é de fácil acesso; tem águas pouco profundas; e é uma área protegida.
Possui a forma de uma enseada e está cercada pelas montanhas de um lado – proporcionando proteção natural contra o vento – e pelo impressionante Castelo de San Ramon do outro. É como se natureza e história só fizessem sentido assim: juntas.
É uma praia de areia fina e dourada, com água calma e rasa, o que a torna perfeita para os espíritos mais tranquilos e menos aventureiros. Além disso, poderá quebrar um pouco a rotina e aproveitar para fazer snorkel ou mergulho, assim como longas e agradáveis caminhadas à beira-mar.
Praia de Rijana, Castell de Ferro
Seguindo em direção à costa de Granada e Costa Tropical, encontra a Praia de Rijana, rodeada por uma paisagem inesperada! Mangais, plantações de abacate e pomares de citrinos, algo típico de climas tropicais, encontramos aqui mesmo, nesta região espanhola.
Este microclima tão caraterístico resulta da sua localização peculiar, entre os picos da Serra Nevada e as águas quentes do Mediterrâneo. O resultado é o clima mais tropical de toda a Espanha, que o fará sentir-se num verdadeiro destino paradisíaco, com montanhas que terminam no mar e uma paisagem imperdível de pequenas enseadas com praias e baías.
Praia las Calas del Pino, Nerja
Las Calas del Pino – o que em português significa “o canto dos pinheiros” – é um local que passa despercebido, mas que guarda grande beleza. Precisamente por estar um pouco isolado, não possui um acesso fácil, sendo necessário percorrer um caminho acidentado de descidas e subidas para chegar ao destino.
Em comparação com outras praias mais populares, Las Calas del Pino em nada fica atrás. Muito pelo contrário! O facto de ser uma das praias desertas no sul de Espanha permite que a possa frequentar sem receio de enchentes, sem barulho excessivo, sem se preocupar se vai ter espaço para colocar a toalha.
Praia Sardinera, Alicante
Esta pequena enseada deserta é diferente das praias tradicionais, pois é de cascalho e o seu acesso é feito a pé, a partir do Mirador da Cruz do Portitxol. Quando lá chegar, deverá percorrer um caminho Natureza adentro, o qual ainda se encontra praticamente intocado.
Não é muito procurada pelas suas dimensões reduzidas, mas como diz o ditado: “Os melhores perfumes vêm nos frascos mais pequenos”. Portanto, as melhores praias também não são necessariamente aquelas que possuem areais mais extensos.
Praia de S’Alga, Formentera
Localizada na Ilha de Espalmador, a Praia de S’Alga pertence a uma pequena ilha virgem com apenas três quilómetros quadrados de extensão, mas repleta de maravilhas, a começar pelo facto de ser considerada um porto natural, devido à sua forma fechada.
Não se deixe influenciar pelo tamanho reduzido da ilha, pois mesmo assim encontrará inúmeras maravilhas no seu interior, como esta praia idílica e virgem, de areia branca e fina, água cristalina e várias dunas e arbustos, para maior privacidade. Uma curiosidade: se gosta de banhos de lama e acredita nos seus benefícios para a pele, então este é mesmo um local a visitar…
Praia Isla Canela, Ayamonte
Bem próxima de Portugal, na foz do Guadiana, fica esta praia com 7 kms de areal, marcada pelas suas dunas e salinas. Um paraíso muito calmo e com águas rasas e tranquilas. O destino ideal para dias de férias em família.
Além dos banhos de sol e de mar, aproveite também para ficar a conhecer as salinas da Isla Cristina (Marismas) e descubra as aves aquáticas e os bivalves que por ali habitam. Para os mais interessados em património, há sítios para visitar como a Torre Almenara ou Torre Canela, a Igreja de Nossa Senhora das Angústias e a Praça La Laguna.
Praia El Rompido, Cartaya
Em Huelva, encontra-se esta praia selvagem, repleta de sossego e paz. A sua vegetação, pinhas e dunas tornam-na num refúgio para dias calmos e relaxantes. É composta por uma extensa língua de areia proveniente da Barra del Rompido e é um pequeno paraíso, ainda por descobrir.
Nas imediações, existe também a Flecha de El Rompido, uma formação arenosa situada entre o Oceano Atlântico e a foz do Rio Piedras. Trata-se de uma espécie de praia virgem que pode visitar por meio de um barco.
Nos dias de passeio, fique a conhecer a Praça das Sereias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Castelo dos Zúñiga.
Praia Matalascañas, Huelva
Também localizada em Huelva fica esta praia que já é mais urbana. Porém, tudo depende da zona do areal para onde segue. Se estender a toalha na área mais a oeste, beneficiará do ambiente calmo de uma verdadeira praia selvagem, protegida pela zona de dunas da Cuesta Manueli.
Convém ainda dizer que esta praia está inserida no incrível Parque Nacional Doñana, a maior reserva biológica de Espanha e de toda a Europa. Portanto, além de dedicar tempo ao bronze, dedique também algum a visitar este fenomenal Parque, assim como a Torre de Higuera e o Museu Torre Almenara.
Praia La Caleta, Cádiz
Situada no centro histórico da belíssima cidade de Cádiz, pode esperar uma praia de areia fina e águas calmas. Aqui, já foram gravadas cenas de filmes tão badalados como as aventuras de James Bond em Die Another Day.
Se esta praia estiver mais concorrida, mais a sul encontra a igualmente magnífica praia de la Vitoria ou, então, seguindo pela baía para o Porto de Santa Maria, as extraordinárias praias de Levante ou de Valdelagrana.
Estando de férias em Cádiz, tem obrigatoriamente de reservar um tempo para descobrir a sua história e património, visitando a sua Catedral, o seu Museu e as suas Muralhas e Baluartes.
Praia La Barrosa, Chiclana de la Frontera
Um areal com uns impressionantes 8 kms de extensão, que oferece águas irresistíveis e tentadoras. É considerada uma das melhores praias de toda a Espanha e, realmente, estando lá, irá sentir-se num verdadeiro paraíso tropical.
Com muito espaço para estender a toalha, deve também aproveitar para fazer algumas visitas à Ermida de Santa Ana, à Igreja de São João Batista e à Praça Maior.