Share the post "15 praias escondidas em Portugal de Norte a Sul: descubra-as"
Se procura praias com um belo areal, um mar fantástico para um bom mergulho e, ao mesmo tempo, tranquilas e reservadas quanto baste, então, vai adorar descobrir estas 15 praias escondidas em Portugal de Norte a Sul.
Que Portugal é um paraíso à beira-mar plantado já não é novidade para ninguém e, como tal, a cada ano aumenta o número de turistas que elegem o nosso país para umas férias de verão descontraídas. Clima ameno, boa comida, cidades bonitas: uma série de características favoráveis para colocar Portugal na lista das preferências internacionais.
Aproveite e desfrute destas 15 praias escondidas em Portugal de Norte a Sul.
15 Praias escondidas em Portugal de Norte a Sul
Praia Forte do Paço, Viana do Castelo
No distrito de Viana do Castelo, existe um litoral de enseadas, dunas e praias secretas, entre as quais se destaca a Praia Forte do Paço, com uma extensão de 800 metros de areia. O nome deriva de um forte do século XVIII, que atualmente se encontra em ruínas.
É um local tranquilo, silencioso, com pequenas piscinas formadas pela água do oceano, ideais para os mais novos. O único senão é que por ser mais isolada não existe nenhum bar de praia por perto, pelo que convém ir prevenido com bebidas e comida.
Lotação máxima: 900 pessoas
Dunas de São Jacinto, Aveiro
Aveiro é uma zona de contrastes: o mar de um lado e as montanhas da Serra da Freita, Arestal e Caramulo do outro. Mas é na zona das dunas de São Jacinto que encontra praias escondidas perfeitas, com uma enorme variedade de aves, a dar asas ao seu estatuto de reserva natural protegida.
Isto significa que os 8 kms de areia fina, branca e límpida permanecem intactos. Ao mesmo tempo, a paisagem em redor revela-se algo selvagem, com florestas de pinheiros, sem bares de praia, mas com acessos fáceis acessos.
Lotação máxima: 1900 pessoas
Praia do Baleal, Peniche
A Praia do Baleal prolonga-se por uns incríveis 4 kms que ligam a península de Peniche ao continente. Por lá encontrará uma variedade agradável de bares, cafés e restaurantes que vendem marisco e peixe fresco. Quer melhor? Além disso, nesta praia, o mar é tão calmo, que o difícil vai ser sair de dentro de água.
Praia da Adraga, Sintra
As colinas de Sintra não escondem apenas antigos castelos entre as florestas. À medida que vamos descendo as falésias, encontramos várias enseadas, incluindo a Praia da Adraga, que possui a forma curiosa de um tronco de elefante.
Nos dias quentes de verão, as rochas proporcionam uma sombra agradável e há uma pequena caverna para explorar quando a maré está baixa. Para descobrir melhor a zona, pode também percorrer o trilho das falésias até ao Cabo da Roca, a ponta mais ocidental do continente europeu.
Praia da Amália, Brejão
A selvagem Costa Vicentina é uma área de promontórios rochosos, mosteiros, ruínas e praias de perder o fôlego, como é o caso da Praia da Amália.
Para lá chegar, terá de atravessar um pequeno bosque, mas valerá a pena quando chegar ao destino e encontrar uma cascata de água doce que cai na enseada de areia, proporcionando um banho natural e um cenário que parece retirado de um qualquer filme romântico.
Os penhascos negros recortados conferem mais privacidade a esta praia, que recebeu o seu nome em homenagem à fadista Amália Rodrigues, que aprendeu a nadar aqui mesmo.
Praia da Santa e Praia da Figueira, Salema
O extremo oeste do Algarve integra o parque natural do Alentejo e é perfeito para quem procura praias de qualidade, longe das multidões.
A cerca de 10 minutos a oeste de Salema, encontra a Praia da Santa e a Praia da Figueira, protegidas pelas ruínas de um antigo forte.
Um local tão histórico e único que até encontrará nas pedras vestígios de pegadas deixadas pelos dinossauros há 125 milhões de anos. E a apenas 5 kms de distância, encontrará a Fortaleza de Almádena, com arcos árabes e uma capela do século XVII.
Caverna do Mar Benagil, Algarve
O Algarve é um chamariz perfeito para as férias de verão e até em outras épocas do ano, pois o clima é quase sempre agradável, logo desde de março e assim permanece até meados de outubro.
A Caverna do Mar Benagil fica rodeada por falésias e tem inúmeras cavernas secretas e enseadas cheias de degraus e túneis de pedra, acessíveis pelo mar a partir da Praia de Benagil.
Praia da Senhora da Rocha, Algarve
A Praia da Senhora da Rocha fica a 30 minutos de carro de Portimão e está ladeada por penhascos de arenito, que brilham com o bater do sol. O acesso é feito através de um túnel localizado no promontório, na Praia Nova.
Como é uma praia com bandeira azul, pode contar com um nadador salvador na época balnear, bem necessário até porque o mar rapidamente se torna bastante profundo podendo, assim, surpreender os nadadores menos experientes.
Lotação máxima: 200 a 260 pessoas
Praia do Barril, Ilha da Tavira
As dunas ensolaradas desta ilha a cerca de 40 minutos de carro de Faro fazem parte do parque natural da Ria Formosa e protegem uma área de pântano inundado pelo mar aberto.
Após percorrer um trilho de pinheiros, esperam por si 11 kms de areia sem fim e, apesar de parecer uma praia movimentada, o segredo está em deslocar-se para o lado oeste da ilha, onde fica a Praia do Barril. Alertamos para o facto de ser uma zona naturista.
Lotação máxima: 3300 pessoas
Caneiros e Ponta da Ferraria, São Miguel, Açores
Rumamos para os encantos plantados em pleno Oceano Atlântico e que compõem os Açores, mais propriamente a ilha de São Miguel, onde encontramos a praia de Caneiros com as suas formações rochosas que se cristalizaram a partir do arrefecimento da lava, formando poças de maré profundas que chegam até ao mar.
A 10 kms de distância, e para sul, encontrará as piscinas geotérmicas da Ponta da Ferraria, famosas pelas suas propriedades curativas, pelo menos é o que dizem os locais.
Praia de Vila Chã, Vila do Conde
Uma praia ampla e rochosa, indicada para banhos de sol e passeios tranquilos pelo areal. Esta praia tem ainda um lado mais selvagem, com vegetação, além de várias embarcações de pesca que não vai resistir a ficar a conhecer.
Lotação máxima: 400 pessoas
Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia
A extensão do areal é convidativa a passeios à beira mar, durante os quais pode apreciar o mar, as dunas e também a vegetação natural envolvente. A paisagem é mesmo deslumbrante e, até nos dias mais ventosos, pode usar os seus passadiços para passear ou andar de bicicleta.
Lotação máxima: 5700 pessoas
Praia da Agudela, Matosinhos
Esta é a praia indicada para quem aprecia explorar formações rochosas. Só tem de esperar que a maré baixe para ver as rochas dentro de água e por todo o areal. Além disso, a paisagem é marcada pelas dunas que são contornadas por agradáveis passadiços de madeira por onde pode e deve passear.
Lotação máxima: 1000 pessoas
Praia da Coelha, Sesmarias, Albufeira
O acesso a esta praia pode ser feito a pé, através de campos agrícolas, onde pode observar várias oliveiras e alfarrobeiras. Pelo caminho, há também zonas de mato ricas em zimbo, carrasco, aroeira e palmeira-anã.
Entre as praias da Guia e da Galé, fica este maravilhoso areal, com arribas douradas que protegem os utentes do vento. Existem ainda galerias e grutas para visitar. Um local calmo e sossegado para uns dias de férias bem tranquilos.
Lotação máxima: 250 a 300 pessoas
Praia da Ilha Deserta ou da Ilha da Barreta, Faro
Este é uma praia muito reservada, com mais de 10 kms de extensão, areias brancas e águas calmas que convidam a um mergulho. Com Bandeira Azul e vigilância, esta é ainda uma das nove praias naturistas oficiais existentes no nosso país.
Lotação máxima: 3300 pessoas