Share the post "6 praias no norte de Espanha para um verão tranquilo e relaxante"
O país vizinho é um dos países onde se concentram mais bandeiras azuis, não havendo dúvida que oferece praias fantásticas ao longo das suas 8 costas (Brava, Cálida, da Luz, Dourada, Verde, Brava, da Morte e do Sol) e dois grupos de ilhas (Baleares e Canárias). Mas aqui vamos falar-lhe das melhores praias no norte de Espanha.
A extensão da costa desvenda uma heterogeneidade de paisagens que merece não só ser vista, mas também vivenciada.
Para quem procura aliar um destino de veraneio tranquilo, sem a azáfama à qual tradicionalmente associamos outras cidades costeiras, a uma gastronomia rica e cultura fervilhante, venha conhecer os locais que têm tudo para ser a aposta perfeita.
E no fim do dia pode sempre demandar uma das muitas vilas que por ali pululam para umas tapas ou uma caña, com a certeza de que vai passar momentos muito gratificantes, seja em família, seja com amigos.
Praias no norte de Espanha: 6 escolhas fantásticas
Ao longo da costa norte espanhola há praias para todos os gostos e de todos os feitios. Veja a nossa seleção e decida-se por um passeio refrescante.
Figueiras (Ihas Cíes)
Esta praia é um verdadeiro tesouro natural, com trilhos florestais e pequenos refúgios onde reina a tão afamada dupla paz e sossego, um mar transparente a perder de vista e aquele traço rude tão característico da fauna galega.
Rodeada e protegida pela vegetação cerrada, esta que é uma das belezas naturais da Galiza, estende-se ao longo de 300 metros e fica mesmo ao lado da praia de Rodas, que o The Guardian chegou a considerar como a melhor do mundo, em 2007. Não deixe de incluir a praia de Figueiras num roteiro mais abrangente pelas Ilhas Cíes.
Seguindo esta sugestão, é obrigatório dar um saltinho a Vigo e deliciar-se com o afamado caldo gallego.
Catedrais (Lugo)
A zona este da costa em que o Mar Cantábrico toca a Galiza faz parte da chamada Marinha Lucense. Este é um território de mar e montanhas, rios e rias, prados e praias, sendo uma das mais famosas a praia de As Catedrais, em Lugo.
Aqui, as rochas esculpem arcos monumentais que darão, com certeza, “aquela” foto de verão. Possui bandeira azul e, caso seja fã, todas as condições para a prática de inúmeros desportos aquáticos como surf, windsurf, kite ou vela.
Torimbia (Llanes)
Nem só da Costa da Morte se fazem as melhores praias do norte de Espanha. Também as Astúrias e a Costa Verde, com as suas vilas cheias de encanto e campos que prolongam até ao areal, merecem destaque nesta seleção.
Ao longo dos seus quase 350 metros de extensão, são várias as praias onde facilmente nos poderíamos perder, sendo a de Torimbia, em Llanes, uma delas.
Referência do nudismo nas Astúrias desde os anos 60, o areal da Torimbia é extenso, dourado e em forma de concha, ao qual se acede por via pedonal. Um clássico que nunca passa de moda.
Se as Astúrias forem o seu destino eleito para umas férias de sonho no norte de Espanha, não deixe de visitar um porto pesqueiro e saborear a melhor gastronomia junto ao mar. Os pratos de marisco do Cantábrico e a frescura do bonito, do besugo e da caldeirada de peixe estão à sua espera.
San Lorenzo (Gijón)
Mais uma sugestão nas Astúrias, desta vez em Gijón. A praia de San Lorenzo será a mais conhecida da região, formando uma baía que a catapulta directamente para o pódio dos mais belos areais no norte de Espanha.
Com cerca de 1,5 quilómetros de extensão, é delimitada a Oeste pelo Cerro de Santa Catarina e a Este pela foz do rio Piles. Sem dúvida uma das melhores praias no norte de Espanha, a fama é merecida.
Conta com dois campos de vólei de praia e dispõe de um passeio marítimo de quase 3 quilómetros, perfeito para abrir o apetite para o famoso cordero a la estaca ou para a igualmente típica chopa a la sidra. A praia de San Lorenzo é facilmente acessível, tanto de carro como a pé.
Optando pelas Astúrias para umas férias, não deixe de explorar as duas praias que acima sugerimos, bem como de conhecer os imperdíveis bufones de Pria em Llanes, um autêntico deleite para os sentidos.
Aqui podemos ver o mar respirar, “espernear”, saltar por cima das nossas cabeças, alternando entre pequenos jactos e pesados vapores, enquanto o chão vibra por baixo dos pés.
La Concha (San Sebastián)
La Concha, San Sebastián
Numa lista com as melhores praias no norte de Espanha não podia faltar uma referência a San Sebastián e a uma das suas praias mais emblemáticas. Infinitamente fotografada, indiscutivelmente clássica, as areias finas desta praia em forma de concha já lhe deram o título de segunda melhor praia do mundo, segundo a reputada publicação Travel and Leisure.
Um areal amplo, aberto e pleno de elegância, pertíssimo do centro nevrálgico de San Sebastián. Basicamente, está com um pé na praia e outro nos melhores restaurantes da cidade, ou não fosse San Sebastián um epicentro de estrelas Michelin.
Não deixe, também, de experimentar os famosos pintxos que, aqui, assumem a forma de verdadeiras obras de arte gastronómicas em miniatura.
Escolhendo o País Basco para as suas férias de verão nas praias no norte de Espanha, não podemos, igualmente, deixar de sugerir uma escapadela até Bilbao.
Podendo fazer a viagem de carro, certamente encontrará várias outras praias de sonho, mais ou menos recônditas, mas todas com a promessa de uns dias maravilhosos debaixo de sol e dentro de água, com boa comida e o melhor de tudo: mesmo aqui ao lado.
Cangas (Pontevedra)
Cangas é um município de Espanha, situado na província de Pontevedra, uma comunidade autónoma da Galiza. Esta localidade fica no extremo sudoeste da península do “Morrazo”, entre as rias de Vigo e de Pontevedra. A cada lado da península, encontram-se as Ilhas Cíes e de Ons.
O concelho de Cangas possui cerca de 38 praias de areia branca e fina, muitas das quais com Bandeira Azul. A acessibilidade difícil a algumas das praias de Cangas é superada pela beleza destes paraísos.
Se não é tão fã de praia, saiba que Cangas possui outros atrativos como o seu património religioso, etnográfico, danças ancestrais e gastronomia, sobretudo com pratos de peixe bem fresco.