Sendo este o melhor amigo do homem, nada mais justo do que haver regalias para tratar bem destas mascotes. Se está de férias, ou prepara-se para dar umas voltas pelo país e gosta da ideia de estar bem acompanhado pelo patudo aí de casa, há praias para cães que vai gostar de conhecer.
Correr livremente pelo areal, chapinhar na água – poder ir à praia com o cão é sinónimo de alegria e momentos divertidos. Por isso, deve conhecer as praias concessionadas que permitem fazê-lo.
Os cães de assistência são a exceção a este artigo, visto que um cão-guia, cão para surdos e cão de serviço pode frequentar qualquer praia.
5 praias para cães que deve conhecer
Estes paraísos pet friendly são o sonho para qualquer tutor e respetivo patudo. Conheça-as.
Praia do Coral, Viana do Castelo
Protegida numa área entre dois pontões, esta extensão de areia é perfeita para acalmar o mar em dias de agitação. Além disso, pela sua estonteante amplitude, é possível sentar-se na Praia do Coral ter uma vista única sobre o horizonte – na companhia do seu cão, claro.
Desfrute do passeio que conduz até à praia, que oferece conforto aos banhistas, e circule com o seu cão para socializar e conhecer outros animais.
Praia Suave Mar e Praia da Ramalha Sul, Esposende
Estas duas praias para cães foram inauguradas em 2018, o que coloca Esposende num lugar de destaque.
A iniciativa que levou à criação dupla integra o Plano Estratégico Municipal de Esposende para o Bem-Estar Animal, que prevê também, além de depósitos específicos para os dejetos dos animais e um circuito de limpeza, uma ambulância inteiramente dedicada ao socorro de gatos e cães, que se encontra à responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Fão.
O programa das novas praias para cães inclui um parque, bem no centro da cidade, onde os pets podem estar a brincar sem utilizar trela. O objetivo é que eles possam ter tempo e espaço para interagir com outros animais.
Praia do Porto da Areia Norte, Peniche
Este foi o primeiro areal aberto à permanência de cães em todo o país, inaugurado no verão de 2016. A Praia do Portinho da Areia do Norte, além de pet friendly, é o spot perfeito para contemplar, ao fundo da paisagem, a Reserva Natural das Berlengas – com um arquipélago de fazer perder o ar. Uma daquelas praias para cães a não perder.
Praia dos Pescadores, Oeiras
Desde o final de junho que esta lista ganha mais uma praia: a dos Pescadores, em Oeiras, mais um município conhecido pelas suas boas práticas de política animal.
Além de cumprirem as condições de higiene adequadas, os tutores dos animais respeitar a sinalética do espaço, bem como a área limitada para pessoas acompanhadas por animas de estimação. Será feita regularmente a limpeza do espaço, bem como bebedouros e de dispensadores de sacos para dejetos caninos.
Mas há mais regras a cumprir:
- É obrigatório o uso de coleira ou peitoral e trela ou açaime;
- A trela escolhida deve ser curta, ter um máximo de um metro de comprimento, e deve estar fixa à coleira ou ao peitoral;
- Os tutores dos animais devem fazer-se acompanhar do boletim de vacinas atualizado;
- É obrigatório recolher os dejetos dos animais;
- Se algum animal se encontrar doente, ferido, em cio, em período de gravidez, a amamentar ou com ninhadas em período de aleitamento não poderá frequentar o local;
- No caso de cães de raça potencialmente perigosa ou animais perigosos, estes estão abrangidos pela lei específica. Além disso, devem estar abrangidos por seguro de responsabilidade civil, destinado a cobrir eventuais danos causados – os tutores devem fazer-se acompanhar de comprovativo. Por último, estes animais têm de estar registados e licenciados, sendo que os tutores devem, igualmente, circular com o comprovativo emitido pela Junta de Freguesia.
E no caso de praias não concessionadas?
As praias não concessionadas são públicas, ao nível da exploração e gestão e a ação de fiscalização é assumida pela Polícia Municipal. Nestes locais não é comum a proibição de entrada e permanência de cães. Por isso, se for para uma destas praias, confirme se há mesmo proibição ou sinalética que restrinja o acesso aos animais.
Além da sinalética, deve existir um edital legitimando a proibição em local visível aos utentes.
Se não se verificarem estas duas situações, mesmo não sendo sinalizada como uma praia para cães, o seu cão poderá frequentar a praia.
O que levar quando for para a praia com o cão?
Apesar de todas as comodidades que estas praias para cães possam apresentar, mais vale mesmo prevenir do que remedir e equipar-se devidamente com tudo o que precisa para o seu animal:
- Bebedouro de viagem;
- Trela;
- Sacos para dejetos;
- Tapete refrescante;
- Guarda-sol;
- Snacks e ração;
- Brinquedos.
Se for de férias com o seu patudo, então, a estes conselhos somam-se uma prévia ida ao veterinário, para confirmar que o animal tem as vacinas em dia e se encontra bem de saúde. E divirta-se nas praias para cães.