Ir jantar ou almoçar fora é sempre agradável, mas existe sempre a desvantagem de não se saber ao certo que ingredientes é que foram usados e se a comida foi preparada nas melhores condições higiénicas.
Então, o que não devemos comer no restaurante? Esta lista dá alguns conselhos sobre as opções a evitar quando vai comer fora. As recomendações relacionam-se principalmente com alimentos que provavelmente não são frescos, não estão bem lavados ou não são especialidade.
O que não comer num restaurante: 6 pratos a evitar
1. Peixe às segundas-feiras
De acordo com os chefs de cozinha, a maioria dos restaurantes encomenda o peixe às quintas-feiras. O que significa que na segunda-feira o peixe já estará no restaurante há pelo menos quatro dias e já não é peixe fresco. A não ser que esteja a comer num estabelecimento especializado em pratos peixe, ou num restaurante de pelo menos 4 estrelas, evite pedir um prato de peixe se for comer fora a uma segunda-feira.
2. Salada com alface iceberg
A alface iceberg é uma qualidade de alface compactada que tem folhas um pouco frisadas. Atendendo à estrutura deste legume, é fácil perceber por que é que não deve ser pedido num restaurante: é uma grande fonte de germes e micróbios.
Mesmo que o restaurante lave a alface, esta nunca é tão bem lavada como se fosse em casa. É fácil a sujidade esconder-se nos cantos da alface e não ser bem removida. Se a salada ou o prato que pretende pedir incluir este legume, desista dessa ideia.
3. Prato de frango
Muitos chefs criticam os pratos de frango dos restaurantes porque são demasiado caros e menos originais e criativos em relação a outras opções do menu. Além disso, acaba por não ser uma alternativa saudável, uma vez que os pratos de frango, geralmente, são servidos em porções maiores, o que vai fazer com que coma em excesso e não necessariamente com mais qualidade.
4. Bife bem passado
Evite pedir um bife bem passado. Quando o faz está a diminuir a qualidade deste alimento, desprezando o trabalho de quem criou o animal e do talhante que preparou a carne.
5. Algo que não é a especialidade da casa
Se for a uma marisqueira, não peça bifes. Se for a uma pizzaria, não peça saladas. Se for a uma casa de bifes, não peça massas. Deve identificar qual é a especialidade do restaurante e manter-se fiel a essa escolha, para ter a certeza de que vai ter a melhor experiência gastronómica possível naquele espaço.
6. Marisco longe de zona marítima
Se estiver numa região próxima do mar, vai ter mais certezas de que o marisco que vai consumir é fresco. Por outro lado, se estiver num restaurante localizado numa região do interior, quase de certeza que o marisco que vai pedir foi congelado, o que diminui bastante a qualidade dos alimentos.
Veja também: