Neste Natal, quer impressionar alguém com prendas para apreciadores de vinho? Fique com as nossas sugestões de presentes para aquele amigo ou familiar que não vive sem um bom copo de vinho.
Quem não gosta de um bom copo de vinho tinto numa noite mais fria, ou de um bom vinho verde para acompanhar um prato de marisco ou peixe? O vinho é parte integrante de um encontro social, com uma importância particular no nosso país.
É caso para dizer que com uma prenda como esta, torna-se difícil não acertar e conquistar um sorriso de quem recebe.
5 PRENDAS PARA APRECIADORES DE VINHO
Se conhece alguém que adora apreciar vinho, este Natal arrisque e ofereça uma prenda de acordo com a personalidade da pessoa. E para o caso de estar sem ideias, reunimos algumas sugestões de prendas para amantes do vinho.
Conheça os benefícios do vinho quando consumido com moderação
Ajuda a prevenir algumas doenças
Ao contrário do que se possa pensar, o consumo moderado de vinho pode ajudar a prevenir algumas doenças. Tal deve-se ao facto de estar presente o resveratrol, que é um composto que podemos encontra na casca da uva na produção de vinho tinto e que pode mesmo ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e alguns cancros.
Para além disto, os polifenóis que estão presentes na bebida têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ora, tudo isto faz com que se evitem doenças como a diabetes tipo 2 uma vez que o resveratrol pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, por exemplo.
Importa referir que estes benefícios estão associados a um consumo moderado e responsável.
Pode ajudar a prevenir o Alzheimer e a depressão
Um dos grandes benefícios do vinho tinto quando consumido de forma responsável e com moderação é o facto de ele poder ser um bom aliado no combate à depressão.
Tal pode estar relacionado com as substâncias que o vinho tem presentes, que promovem a produção de neurotransmissores como a dopamina, endorfina e serotonina – hormonas responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
Para além de tudo isto, um dos benefícios do vinho está ainda associado ao facto de diminuir as probabilidades de piorar a memória, demência e Alzheimer.
Auxilia na digestão
Os amantes de vinho sabem que um copo a acompanhar qualquer prato é o companheiro ideal nas mais diversas ocasiões. Mas será que estão a par do facto de a sua ingestão poder ajudar a melhorar também a digestão?
A verdade é que o vinho tinto estimula a libertação do ácido gástrico, uma substância que é responsável pela quebra e digestão dos alimentos. Além disto, saiba que o vinho tem uma reação também nas paredes do estômago. Como? Através da libertação de óxido nítrico – algo que contribui para uma melhor absorção dos nutrientes.
Melhora a função cognitiva e a saúde dos ossos
O resveratrol, que é um dos principais antioxidantes presentes no vinho tinto, tem vindo a ser cada vez mais alvo de pesquisas devido aos seus possíveis efeitos na prevenção de doenças associadas ao envelhecimento. A osteoporose é apenas um exemplo.
Mas não só. Também outros compostos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes no vinho, podem contribuir para melhorar a saúde dos nossos ossos e cognitiva (como é o caso da doença de Alzheimer que mencionamos anteriormente).
Independentemente dos benefícios que o consumo de vinho pode ter associados, o importante é que se faça um consumo moderado e responsável deste tipo de bebidas uma vez que contêm álcool.
Assim, conhecer os tipos de vinho, perceber com qual deles o seu organismo reage melhor, adotar uma postura correta e optar por vinhos de qualidade torna-se crucial para qualquer amante de vinho. Beba com moderação.