Se quer saber como preparar cabrito, basta seguir com atenção todas as dicas e passos que lhe vamos apresentar a seguir. Embora pareça complicado conseguir um cabrito assado delicioso e tenro, a verdade é que são precisos apenas alguns passos para conseguir excelentes resultados.
Um dos passos mais importantes para a preparação do cabrito é o momento que antecede a sua confeção. Para isso, é mito importante preparar uma marinada que vai fazer toda a diferença. Assim, siga o passo a passo da receita que lhe deixamos a seguir para conseguir um cabrito que vai deixar todos a chorar por mais.
Cabrito assado
Cozinha:portuguesa
Tipo:almoço ou jantar
Tempo de preparação:01h50
Ingredientes
- 3kg cabrito
- 3 folhas de louro
- Sal e pimenta q.b.
- Colorau e piri-piri q.b.
- 6 a 8 dentes de alho
- 1 copo de vinho branco
- Margarina ou manteiga para untar o cabrito
- 1 copo de azeite
- 1kg de batatas pequenas
Modo de preparação
- Lavar muito bem as peças de cabrito que vai assar. O ideal é partir o cabrito em pedaços, ou se optar por uma perna, tenha a certeza de que cabe na assadeira.
- A marinada é o que vai dar o sabor ao cabrito e deixar a sua carne deliciosa e tenra. Para isso, deve colocar os pedaços de cabrito num recipiente grande e polvilhar com sal, piri-piri e colorau.
- Adicionar também alguns dentes de alho esmagados e 3 folhas de louro.
- Regar tudo com um copo de vinho branco, tapar com um pano e deixar repousar de um dia para o outro. Este tempo de marinada é mesmo muito importante. Por isso, se quer preparar o cabrito para o almoço de domingo, o melhor será preparar a marinada no serão de sábado.
- Antes de levar ao forno, passar o cabrito para uma assadeira, untando todos os pedaços com um pouco de manteiga ou margarina.
- De seguida, regar com toda a marinada e com um fio de azeite.
- Tapar a assadeira com uma folha de alumínio.
- Pré-aquecer o forno a 160º e colocar a assadeira, coberta com o alumínio, no forno durante cerca de 1 hora e meia, para que a carne asse muito lentamente. Isto tornará a carne muito mais macia e tenra.
- Durante essa hora e meia, vá destapando de vez em quando e regue a carne com o próprio molho.
- Ao fim de uma hora e meia, aumentar a temperatura do forno para 220º e retirar a folha de alumínio. Quando o cabrito estiver bem dourado, pode retirar do forno.
- O cabrito deve ser servido de imediato, para que todos os sabores estejam no seu ponto máximo.
- A receita mais tradicional manda que o cabrito se faça acompanhar de batatas e arroz do forno. As batatas podem ser assadas na mesma assadeira que o cabrito se tiver espaço suficiente. Para isso, basta acrescentá-las à assadeira na hora de retirar a folha de alumínio e regá-las com o molho. As melhores batatas para acompanhar o cabrito são as batatas pequenas, que basta descascar e acrescentar ao assado.