Foi criado um grupo de trabalho formado pelos ministérios das Finanças, Economia e Justiça, assim como o Banco de Portugal para a criação de um pacote de medidas que visa diminuir o incumprimento no crédito habitação.
É hoje que se realiza a reunião deste grupo de trabalho criado pelo Governo com o objectivo de encontrar soluções para o incumprimento, fora dos tribunais, e apoiar os portugueses com problemas de sobreendividamento.
Tendo em conta os números assustadores do primeiro trimestre do ano, em que 2.300 imóveis foram dados em dação em pagamento, revela-se prioritário encontrar soluções para os problemas de incumprimento no crédito à habitação de mais de 125 mil famílias portuguesas.
Uma das propostas é a reconversão de contratos de empréstimos em arrendamento, dando a hipótese às famílias sobreendividadas de pagar uma renda com um valor inferior, durante um determinado período de tempo, sendo que no final desse tempo é dada a possibilidade de recuperar a propriedade do imóvel e contemplar as rendas pagas no acerto de contas.
Nesta medida as opiniões divergem já que a Banca defende esta solução mas numa aplicação caso a caso, enquanto o Governo pretende criar uma lei onde se preveja a sua aplicabilidade a todas as situações de desemprego e existência de fianças.