A gripe é uma doença contagiosa que, maioritariamente, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. E a doença mais frequente do adulto e a prevenção da gripe pode ser feita com a vacinação.
Bons hábitos para a prevenção da gripe
- Evitar o contacto próximo com outras pessoas na época de, maior prevalência de infeções respiratórias na comunidade, sobretudo aquelas que apresentam sinais de doença.
- Quando fica doente deve permanecer em casa.
- Utilizar lenços descartáveis, de utilização única, para assoar o nariz e para conter os espirros e a tosse.
- Lavar frequentemente as mãos.
- Evitar tocar no nariz, olhos e boca.
Vacina da gripe
A vacinação anual contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenir os efeitos da gripe. Esta vacina é muito eficaz e segura.
A eficácia da vacina é variável de ano para ano e depende do grau de concordância entre as estirpes de vírus utilizadas na sua produção e as estirpes de vírus que estão em circulação naquele ano. Esta eficácia também depende das características das pessoas vacinadas, da sua idade, e do seu sistema imunitário.
Em adultos saudáveis com menos de 65 anos de idade está provado que a vacina pode prevenir a gripe em 70% a 90% dos casos. Em pessoas mais velhas e em crianças a vacina poderá não ser tão eficaz, não prevenindo em todos os casos a gripe. Contudo reduz em grande quantidade a gravidade dos sintomas associados à gripe. Por isso é que em Portugal se recomenda a vacinação de adultos com mais de 65 anos, uma vez que reduz a gravidade dos sintomas.
Em Portugal, as vacinas contra a gripe comercializadas são feitas recorrendo a vírus inativados e são administradas com uma injeção intramuscular numa dose única. A vacinação inicia-se em Outubro e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano. Pode ser administrada durante todo o outono e inverno. Após a vacinação, o nível de proteção mantem-se durante um ano.
A vacinação contra a gripe é muito recomendada a:
- Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
- Doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade);
- Grávidas;
- Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
Medicamentos antivíricos
Podem ser utilizados como tratamento e prevenção da gripe. Os medicamentos antivíricos não substituem a vacina anual contra a gripe e, de um modo geral, apenas têm indicação em situações muito particulares, por indicação médica.
Veja também: