A primeira impressão causada é fulcral numa entrevista de emprego. Se pode ser enganosa e limitar o conhecimento sobre alguém? Sim, pode, é um facto. Mas, se realmente quer ser o escolhido para a oferta de emprego a que está a concorrer, tem de se esforçar ao máximo por passar, de imediato, a melhor primeira impressão possível.
Para tal, são vários os pontos que deverá ter em consideração, para passar com sucesso à primeira seleção de candidatos e se destacar desde o início. Não se descuide e surpreenda o entrevistador pela positiva!
O que fazer para causar uma excelente primeira impressão?
1. Dê à primeira impressão a importância devida
Dizem os estudos que 30 segundos é o tempo que o cérebro demora a formar uma primeira impressão. Assim, com o primeiro olhar que coloca sobre si, o recrutador forma de imediato a primeira impressão – que se baseia no que a sua aparência imediata lhe transmite.
2. Use o código de vestuário adequado e cuidado
Quando vai a uma entrevista de emprego, tem de ter muita atenção à roupa que veste, uma vez que a imagem é fundamental. Na verdade, transmite muito o valor que damos àquela entrevista e o esforço que colocamos na mesma. Não dê, por isso, um ar desmazelado ao seu aspeto físico. Use o código de vestuário adequado e vá com uma aparência física cuidada.
Ver o que vestir para ir a uma entrevista de emprego >>
3. Saiba falar e ouvir
Numa primeira impressão, apresentarmos uma boa performance linguística é fundamental. O recrutador não passará a uma segunda fase um candidato que não sabe o que diz nem como diz, que não revela um discurso coerente e em linguagem cuidada. Paralelamente, saber ouvir é também importante. Não fale sem parar nem interrompa o seu entrevistador. Saiba, pois, qual o momento para falar e o momento para ouvir.
4. Mostre segurança
Ainda que possa ter inseguranças, não as revele. Mostre-se seguro, confiante, sorridente e mantenha o contacto visual direto com o entrevistador. É também conveniente, para dar corpo à sua segurança. Preparar-se convenientemente antes da entrevista.
Ver dicas para aumentar a confiança profissional >>
5. Seja humilde
Numa primeira impressão, a humildade é fundamental. Por isso, ter uma postura arrogante não o levará, de certeza, a bom porto. Assim, mostre-se com vontade de aprender e seja simples e amigável.
6. Tenha uma postura correta
Não se esqueça das boas maneiras! Cumprimente toda a gente de igual forma. Se souber o nome, utilize-o quando se dirigir à pessoa. Tenha um aperto de mão firme e apresente uma atitude sempre educada e respeitadora. Saiba também como se sentar e não esteja demasiadamente relaxado, pois pode passar uma imagem de desleixo que, certamente, não é a que pretende transmitir.
7. Seja profissional
Seja pontual. Chegar atrasado a uma entrevista não é sinónimo de uma boa primeira impressão. Aliás, pode muito bem significar o fim da reunião, mesmo antes de ela ter começado. Não culpe os outros por aquilo que correu menos bem nos projetos onde esteve, nem assuma todo o crédito pelo sucesso dos mesmos. Fale dos seus erros e êxitos com a mesma naturalidade.
8. Mostre-se disponível
Não comece desde o início a colocar obstáculos. Mostre-se disponível para trabalhar em equipa e aprender. Ter uma boa abertura é essencial!
Siga estas dicas e verá que causará uma excelente primeira impressão.
Veja também: