Share the post "Primeiro emprego: 5 coisas que deves saber antes de começar"
1. Vais ter de viver com o ordenado que aceitaste durante 1 ano
Muitos empregados iludem-se com a ideia de que, apesar de terem aceitado um ordenado baixo, vão conseguir negociar um aumento passados alguns meses. Na maior parte dos casos, esta estratégia não vai resultar, pois geralmente só se aceitam pedidos de aumento quando o empregado já esteve na empresa durante um ano.
2. Os teus erros agora afetam outras pessoas
Já não estás na faculdade, onde a pior consequência de um erro ou de uma irresponsabilidade era uma má nota que apenas te prejudicava a ti. A partir do momento que começas a trabalhar, um atraso numa entrega pode ter impactos negativos sob o resto da tua equipa.
3. Tens de marcar férias em função de outros
Ao contrário da vida de estudante, onde automaticamente tinhas férias na época de Natal e durante todo o Verão, nas empresas tens de escolher bem os teus dias em função das férias de outros e geralmente 2 semanas é o tempo máximo concedido. Também tens de ter em conta que, sendo um empregado recente, é possível que outros colaboradores tenham prioridade sob ti na escolha dos dias livres.
4. Tens de mostrar-te sempre interessado em qualquer reunião
Por muito tediosa que seja uma tarefa ou reunião, é importante mostrares-te sempre interessado no assunto. Tendo em conta que és dos empregados mais recentes, os olhos vão estar postos em ti, por isso, presta atenção ao que está a ser falado e evita olhar para o relógio ou telemóvel.
5. Tens 1 hora para almoçar
Quando entras numa empresa, a hora de almoço é apenas isso, uma hora de almoço. Se tens de sair da empresa para almoçar fora ou em casa, optimiza o teu tempo para não te atrasares. Em alguns casos, considera a alternativa de almoçar algo mais ligeiro que não te faça perder tempo valioso do trabalho.