Nem todos queremos ser podres de ricos, mas todos queremos obter estabilidade financeira suficiente para não termos de nos voltar a preocupar com a renda ao final do mês, nem com a conta da água ou da luz.
E a prosperidade pode chegar de diferentes formas, nomeadamente através de jogos como o Euromilhões. Mas com tanta gente a apostar e tão pouca a ganhar ,qual é afinal a probabilidade de ganhar o Euromilhões?
A probabilidade de ganhar o Euromilhões
Não vale a pena estarmos com rodeios. A probabilidade de ganhar o Euromilhões, no caso do primeiro prémio, é de 1 em 116 milhões, ou se quiser perder grande parte da esperança de uma vez só, é de 0,00000086%. Tendo em conta estes números, facilmente se conclui que, por mais vezes que jogue, ganhar o primeiro prémio é bastante improvável.
A probabilidade é tão baixa que poderíamos fazer um artigo inteiro acerca de muitas outras coisas que, embora pouco plausíveis, são mais prováveis do que ganhar o primeiro prémio.
No entanto não resistimos, e temos mesmo que lhe dar alguns exemplos. Saiba então que é mais provável:
- Ser morto por uma máquina de venda automática (1 em 112 milhões);
- Tornar-se astronauta (1 em 12,1 milhões);
- Ganhar um Óscar (1 em 11,5 mil).
Ainda assim, e apesar de não ser fácil alcançar o primeiro prémio, a probabilidade de ganhar o Euromilhões continua a ser muito, muito superior à da sua própria existência (10^2.685.000).
Logo, é mais provável ganhar o jackpot do que estar vivo para poder jogar, o que, pondo as coisas em perspectiva, significa que o leitor já teve uma boa dose de sorte, apenas por existir.
A probabilidade de ganhar qualquer coisa
Embora a probabilidade de ganhar o Euromilhões seja bastante baixa, no que diz respeito ao primeiro prémio, não é líquido que quando faz uma aposta saia sempre de mãos a abanar.
Se acredita em superstições, por exemplo, então talvez lhe interesse saber que a probabilidade de ganhar o 13.º prémio, num valor aproximado de €4, é de 1 em 23.
Já as hipóteses de ganhar um prémio, independentemente de ser o mais alto ou mais baixo, é de 1 para 13. A estatística dita contudo que, na maior parte dos casos, o prémio será de valor reduzido, pois quanto mais alto, menor é a probabilidade de lhe sair a si.
A sorte grande não é para todos
Note que, apesar de ser bastante improvável vir a sair-lhe a si o grande prémio, isto não significa que tal é impossível. Deve, no entanto, saber com o que contar sempre que tenta a sua sorte, para evitar perder dinheiro por sonhar alto demais.
A verdade é que o primeiro prémio do Euromilhões já saiu dezenas de vezes em Portugal, mas a probabilidade de lhe sair a si é tão baixa que é mais sensato investir em proteção contra máquinas de venda automática.