Cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios são os órgãos que compõem as vias respiratórias. Fazem parte do sistema respiratório e têm a função de proporcionar ao nosso organismo o oxigénio que nos faz respirar. Aliado a este conjunto de órgãos existem problemas respiratórios que causam desconforto e que aparecem devido a múltiplos fatores. Identifique quais e saiba como resolvê-los.
Causas e Sintomas de problemas respiratórios
Constipações, poeiras, poluição, alergias estão entre as causas mais comuns que estão na origem de problemas respiratórios. Em contacto com o meio ambiente estamos sujeitos a este tipo de situações e em que muitas vezes é difícil determinar qual é a verdadeira causa destas perturbações.
Para além dos habituais espirros conheça outros sintomas que são frequentes:
- Mal-estar;
- Falta de ar;
- Perda de apetite;
- Emagrecimento;
- Cansaço;
- Fraqueza.
Tipos de problemas respiratórios
Asma
Doença do aparelho respiratório que ocorre quando os brônquios estão inflamados. É uma patologia inflamatória e que dificulta o processo de respiração
Sintomas mais comuns – Tosse, falta de ar, pressão no peito.
Tratamento – Existem alguns remédios que são administrados todos os dias com o intuito de combater os sintomas de asma. Corticóides, broncodilatadores e teofilina são os mais utilizados. No entanto, em consonância com o seu médico será especificado qual o melhor caminho.
Bronquite
Da mesma forma que a asma resulta de uma inflamação dos brônquios, a bronquite também. Dividida em bronquite aguda e bronquite crónica, a bronquite é um dos problemas respiratórios que afeta a população.
Sintomas mais comuns – Dificuldade ao respirar, febre e calafrios.
Tratamento – Apesar de muitas vezes esta patologia desaparecer ao fim de 15 dias, é sempre necessário recorrer a um profissional de saúde para se inteirar sobre o seu estado clínico. Antibióticos, xaropes e antialérgicos são os medicamentos mais prescritos.
Sinusite
A sinusite resulta do inchaço dos seios nasais e pode ser dividida em vários tipos. Sinusite unilateral quando apenas afeta os seios nasais de um lado do rosto; sinusite bilateral quando afeta ambos lados dos rosto. Consoante a durabilidade dos sintomas, a sinusite aguda é quando não chega a durar 4 semanas, e a crónica quando dura mais de 4 semanas.
Por último, dependendo da forma como contraiu a patologia, sinusite viral se foi através de vírus, sinusite bacteriana por bactérias e por alergias, sinusite alérgica.
Sintomas mais comuns – Congestão nasal, dor de cabeça, tosse e mau hálito.
Tratamento – Corticóides nasais, a misturar de água com sal para ajudar nas vias nasais, antibióticos e em último caso a cirurgia.
Fisioterapia respiratória
A fisioterapia respiratória é uma técnica que, para além de tratar dos problemas respiratórios, também acaba por prevenir o aparecimento dos mesmos. O objetivo desta terapia acaba por proporcionar maior capacidade respiratória ao doente.