Frustrado com a falta de resposta aos currículos que envia? Desanimado com a falta de oportunidades? Pensamentos negativos não o vão ajudar a encontrar emprego e, por isso, é necessário que foque o seu comportamento e a sua mente em pensamentos positivos.
5 dicas a ter em conta na procura de emprego
1. Foque-se em si próprio
Mesmo que a procura de emprego não seja fácil, a sua principal preocupação deve ser você, a sua saúde e o seu bem estar. Pratica exercício físico? Cuida da sua alimentação? Se não o faz, devia. É o primeiro passo para se manter positivo, mesmo que tudo o resto o deixe desanimado.
Procure fazer caminhadas, corridas ou praticar algum tipo de exercício físico que lhe dê prazer, pois esses momentos irão ajudá-lo a libertar a mente de todas as preocupações. Adote um estilo de vida saudável, com alimentação adequada ao mesmo, procure meditar e dar valor às coisas boas da vida. A sua saúde física e mental agradecem.
Se isso não é suficiente, arranje um hobby que o ajude a manter-se ativo e positivo! Pode ser a aprendizagem de uma nova língua ou um curso de algo do seu interesse, como, por exemplo, fotografia, culinária, ou outra coisa qualquer. O que importa é que se mantenha ativo e positivo!
2. Organize os seus dias
Procure manter o seu dia a dia organizado, com horas destinadas à procura de emprego e com outras para outro tipo de atividades relevantes. De modo a manter-se positivo, tenha também horas predefinidas para as refeições, de modo a que não se deixe desleixar e/ou abater pela falta de um horário de trabalho.
3. Faça networking
Procure cultivar relacionamentos relevantes para si e para a sua área de trabalho. Inscreva-se em grupos de networking, conferências ou agende até mesmo encontros informais, pontuais, com indivíduos da área. Esses relacionamentos, para além de o ajudarem a manter-se positivo na procura de emprego, podem ajudá-lo, a longo prazo, a conseguir trabalho.
4. Atualize-se
O fato de não estar a trabalhar não significa que deve parar de se atualizar, pelo contrário! Procure cursos, formações e livros da área ou de outras áreas relacionadas, de modo a manter-se sempre a par das novidades.
5. Procure trabalhos como voluntário
O voluntariado é uma boa forma de o fazer sentir-se útil e positivo pois, apesar de não estar a trabalhar, está em contacto com quem tem mais necessidades do que você, levando-o a que se mantenha ativo e ciente das dificuldades. É também algo muito valorizado pelos recrutadores.
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: