Share the post "A procura de emprego não está a resultar? 5 conselhos a aplicar"
Quer saber o que o pode ajudar quando a procura de emprego não está a resultar? Mudar de estratégia. Continue a ler e saiba como pequenas mudanças podem ajudá-lo a percorrer o caminho até ao seu objetivo final.
A abordagem tradicional na procura de emprego passa por pesquisar anúncios de empresas em jornais e sites, vagas que são vistas por milhares de candidatos, e depois segue-se o envio compulsivo de currículos. Já resultou consigo? Parabéns. Se não resultou, não desespere, saiba o que pode fazer para alterar a sua estratégia e conseguir resultados na sua procura de emprego.
5 dicas estratégicas para a procura de emprego
1. Antes de avançar, conheça-se a si mesmo
Pense no que gostaria de fazer, quais as suas melhores capacidades e competências. Descubra a sua ambição ou vocação e, só depois, avance para o mercado de trabalho e procure empresas que combinem consigo.
2. Trabalhe a sua rede de contactos
Se já descobriu a empresa que combina consigo, não se apresente através de um currículo. Aumente a sua rede de contactos, faça a sua apresentação através de alguém que já trabalhe nessa empresa.
3. Não perca demasiado tempo nos meios tradicionais
Todos procuram emprego através de anúncios de jornais e sites de emprego, no entanto, muitas contratações são feitas por recomendação e nem sempre as empresas publicam as vagas. Isto sem esquecer que estes anúncios são visualizados por milhares de candidatos!
Ter a tal rede de contactos, vai ser-lhe muito útil. Mesmo que não seja feita uma recomendação, através desses contactos, quando surgir alguma oportunidade provavelmente será um dos primeiros a saber.
4. As redes sociais podem dar uma ajuda
Melhore o seu perfil do LinkedIn, tenha um perfil completo. Já são vários os recrutadores que recorrem a essa rede. E não descure o seu perfil do Facebook!
5. Se quer apostar num currículo, faça-o de forma criativa
Utilize um currículo criativo nas suas candidaturas, faça-o sobressair de entre todos os currículos recebidos pelo recrutador. Tenha cartões de visita, crie portefólios online. Faça diferente e esqueça o “mais do mesmo”.
Veja também: