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Muita gente não sabe, ou não procura saber, quais os produtos em que não nota a diferença para marcas brancas. Afinal, estas costumam ser bem mais baratas do que as mais famosas, existem em praticamente todos os supermercados e prometem a mesma qualidade de produto por um preço mais reduzido.
É que mesmo se Portugal está longe de ser um país de gente com muito poder de compra, persistem por cá alguns estigmas associados ao “comprar barato”. A ideia de que o barato não presta, ou que tem pior qualidade que o caro, está a custar uns euros valentes aos consumidores e nem sempre é verdadeira.
Será que vale a pena confiar? Será mesmo que há uma grande diferença para marcas brancas?
Depende. Claro que há consumidores com necessidades especiais (relativamente a alergéneos, por exemplo), mas, regra geral, tratam-se de produtos com boa qualidade, aos quais se fizesse uma prova cega, nem notaria a diferença na qualidade.
12 produtos que nem nota a diferença para marcas brancas
Água engarrafada
Se tirarmos os rótulos das garrafas, dificilmente vai saber qual é a mais cara e qual é a mais barata. Desde que tenha um bom PH, seja incolor e sem sabor, a água tira-lhe a sede. De que mais precisa?
Legumes congelados
Depois de congelados, todos os legumes sabem ao mesmo, independentemente do rótulo. A diferença para marcas brancas está mesmo só no preço e no grafismo da caixa.
Leguminosas enlatadas
Acredite ou não, os feijões que lhe chegam ao prato vêm quase todos dos mesmos produtores. Alguns até são enlatados na mesma fábrica, só seguem caminhos diferentes na hora de aplicar a etiqueta.
Frutos secos
De certeza que não conhece uma única pessoa capaz de lhe dizer a diferença entre um amendoim de marca e um amendoim de marca branca. Sabe porquê? Porque o sabor é semelhante. Nozes, amêndoas, amendoins, cajus… Escolha o mais barato.
Aperitivos
Aqui há exceções (não vamos dizer-lhe que as batatas fritas sabem todas ao mesmo), mas também há produtos que não vai distinguir. Entre uma azeitona “de marca” e uma azeitona “barata”, pouca vai ser a diferença.
Leite em pó
Se tirar um pedaço de pó de embalagens diferentes e analisar em laboratório vai perceber que o valor nutricional é igual. Não compensa fugir às marcas brancas para este produto.
Leite
Portugal é um país produtor de leite e ainda por cima tem várias grandes cooperativas. Se acha que cada marca que vê na prateleira do supermercado tem vacas exclusivas, desengane-se. Em muitos casos, o leite vem do mesmo sítio, vai para o mesmo sítio. A diferença para marcas brancas é ser embalado em pacotes diferentes.
Fraldas
Acredite que, aqui, o efeito das marcas é muito mais psicológico do que outra coisa. Entendemos, é natural, nenhum pai nem nenhuma mãe quer poupar nos produtos do bebé. Mas experimente comprar um pacote de fraldas de marca branca e vai ver que o efeito é praticamente igual ao das fraldas de marca. Há pais que até preferem as mais baratas!
Especiarias
Aqui não há volta a dar: caril, pimentão doce, orégãos… Não há quem prove dois tipos e reconheça o que é da marca mais cara. Opte pela solução mais amiga do bolso, ninguém vai saber que o fez.
Papel de alumínio, película transparente, sacos para congelados
Outro produto que até podia experimentar de seis marcas diferentes, que não ia distinguir umas das outras. A folha de alumínio, a película transparente, os sacos para congelados são todos iguais, do mesmo tamanho padronizado, da mesma cor e da mesma textura. Compre de marcas brancas à vontade.
Produtos de higiene
Cortou um dedo? Se lhe pusermos um penso, acha que consegue saber se é de marca branca ou se é da marca mais famosa de todas? O mesmo com a escova e a pasta dos dentes, o mercúrio, a água oxigenada, o álcool, a acetona, etc.
Detergentes
A composição do detergente pode ser mais ou menos forte, mas, mais uma vez, isso não depende da marca. Mais importante do que olhar para o nome comercial, é olhar para o rótulo dos componentes e escolher o menos abrasivo.
Como pode ver, comprar de marcas brancas não tem de ser um estigma nem significa que não valoriza a qualidade. Pelo contrário, significa que não se deixa enganar pela publicidade e escolhe o que realmente compensa mais, sem preconceitos.
Deixamos apenas uma ressalva, por uma questão de justiça: se a promoção da economia nacional é uma das suas preocupações, convém estar atento aos rótulos. Se é verdade que, na maioria das vezes, as marcas brancas vendem produtos de origem portuguesa, também é verdade que, em alguns casos específicos, os produtos de marca branca são produzidos lá fora. Aí sim, é justo olhar para algo mais do que o preço.
Artigo originalmente publicado em junho de 2021. Atualizado em junho de 2024.