A fatura da energia costuma ser das que mais pesam no orçamento mensal. Por isso todas as formas de reduzir este encargo devem ser tidas em conta. Uma das soluções passa por produzir energia em casa. O que é preciso? Será que tem as condições necessárias?
Aliar a poupança e a sustentabilidade (podendo, em certos casos, obter um pequeno rendimento extra) é o objetivo de quem procura soluções que permitam a produção de eletricidade para autoconsumo.
Produzir energia a partir de fontes renováveis, como o sol, está a tornar-se cada vez mais comum, sobretudo desde que estas soluções passaram a estar disponíveis para todos.
Colocar painéis solares no telhado ou na varanda permite poupar dinheiro, garantindo uma fonte de energia limpa. Uma possibilidade que não se aplica apenas a quem reside em moradias. Se mora num apartamento pode produzir energia só para si ou juntar-se aos seus vizinhos.
O Saldo Positivo explica-lhe os passos e as regras para começar a produzir energia para autoconsumo neste artigo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.