Se sabe o que gostaria de fazer da sua vida, é meio caminho andado para tomar uma decisão, mas se aquilo que o apaixona é uma profissão perigosa, talvez deva reconsiderar a sua escolha ou, pelo menos, analisar os prós e os contras da mesma.
Enquanto que umas profissões se baseiam numa rotina, num escritório, atrás de uma secretária, outras profissões podem colocar em risco a sua vida.
Como se avaliam as profissões de risco?
De modo a avaliar o grau de risco de uma profissão é necessário ter determinados fatores em conta, nomeadamente:
- Riscos para a saúde;
- Exposição a materiais e/ou substâncias contaminadas, doenças, infeções e radiação;
- Risco de ferimentos;
- Perigo de vida.
As 5 profissões de risco existentes no mundo do trabalho
Existem muitas profissões de risco no mundo do trabalho, estas são as 5 mais perigosas.
1. Bombeiro
Ser bombeiro é, sem dúvida, pertencer ao grupo de profissionais com profissões de risco. É um trabalho de louvar e que tem de ser feito, mas muito perigoso. Os bombeiros vão para o terreno e estão expostos a situações de emergência, como incêndios, enchentes, desabamentos, etc., colocando a sua vida em causa para salvar a de outros.
Encontre aqui todas as ofertas de emprego para Bombeiros
2. Técnico de limpeza de janelas
Decerto que já viu indivíduos pendurados do lado de fora de edifícios, apenas com cabos, praticamente suspensos no ar. O profissional técnico de limpeza de janelas já é perigoso em Portugal, mas ainda mais em países com edifícios de muitos andares. Este é, sem dúvida, uma profissão de risco pois, caso um cabo falhe, a morte é praticamente certa.
3. Duplo de cinema
Outra profissão de risco é a de duplo de cinema. Estes profissionais entram em cena sempre que os atores necessitam de gravar cenas arriscadas, ou seja, a cabeça deles está sempre a prémio. Viver um acidente de carro, saltar de sítios altos ou rebolar por escadarias abaixo pode, obviamente, colocar a vida em risco.
4. Astronauta
Descobrir o espaço e partir rumo ao desconhecido pode ser algo sedutor, no entanto, o emprego de astronauta é um dos mais arriscados do mundo. Uma mudança drástica de pressão, a título de exemplo, pode ter consequências para o indivíduo, mesmo com os fatos específicos, bem como um erro nos cálculos pode por um fim à sua vida.
5. Eletricista (de alta tensão)
Provavelmente nunca refletiu acerca deste assunto, mas a verdade é que ser eletricista de alta tensão é uma das profissões mais perigosas do mundo. É óbvio, tendo em conta que este profissional trabalha em postes de alta tensão, bem como na rede elétrica. Ainda que os eletricistas utilizem equipamentos de proteção específicos para este trabalho e recebam formação, caso algo seja mal calculado, o perigo de vida é grande.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: