Quando todos estão incluídos, todos ganham – esta velha máxima parece estar cada vez mais interiorizada em grande parte do mundo do trabalho atualmente.
Felizmente, parece existir atualmente uma mentalidade cada vez mais recetiva à quebra de certos tabus e preconceitos, em termos da diversidade na contratação por parte das empresas. A existência de cada vez mais profissões inclusivas é um sinal claro disso mesmo.
O que são profissões inclusivas?
As profissões inclusivas são aquelas que promovem e aplicam uma igualdade de oportunidades para todas as pessoas, incluindo as que têm algum tipo de dificuldade, como é o caso dos portadores de deficiências motoras.
Ser inclusivo é muito mais do que uma intenção, ou um ideal. Para que as profissões inclusivas possam prevalecer, é necessário que as empresas se adaptem tomem várias medidas relacionadas com a sua estrutura, tais como:
- Flexibilidade de horários;
- Investimento em tecnologia e equipamentos para que as pessoas com deficiência possam desempenhar as funções com a máxima comodidade;
- Adesão ao teletrabalho para não obrigar pessoas com dificuldades a deslocar-se para o local de trabalho.
A importância das profissões inclusivas
As profissões inclusivas são mais do que uma tendência – são um sinal dos tempos, sim e parecem ter vindo para ficar.
Talvez se possa considerar que a aposta na diversidade e na inclusão é um resultado de algum avanço cultural e social por parte de uma fação do mundo do trabalho que se quer na vanguarda, e que sobretudo já se apercebeu do quão importante e benéfico poderá ser para todos os intervenientes do mercado laboral.
São raras as empresas novas, nomeadamente as start-ups, que não tenham como valores essenciais a diversidade e a inclusão – isto revela uma postura nova relativamente à generalidade das empresas tradicionais, que por sua vez vão também acordando para este modus operandi.
Profissões inclusivas com bases bem alicerçadas
Essa forma de estar começa, aliás, desde logo a revelar-se nos processos de recrutamento.
Todas estas empresas já sabem que a diversidade promove uma força de trabalho e uma cultura no local de trabalho mais fortalecidas. Isto é a prova de que não basta que as empresas desejem implementar valores como a inclusão – elas começam desde logo a construí-la no processo de recrutamento.
Quais são as profissões inclusivas?
- Assistente Administrativo
- Auxiliar de Escritório
- Escriturário de Banco
- Analista de Desenvolvimento de Sistemas
- Rececionista
- Administrador
- Analista de Recursos Humanos
- Enfermeiro
- Vendedor de Comercio
- Operador de Telemarketing
Vantagens e benefícios das profissões inclusivas
Parece haver uma clara consciência de que as profissões inclusivas trazem benefícios para a saúde das empresas e da economia em geral. Eis algumas as vantagens das profissões inclusivas:
- Contratar pessoas com diferentes competências e experiência ajuda a construir melhores produtos, tomar melhores decisões e atender melhor os clientes.
- A contratação inclusiva traduz-se numa maior retenção e produtividade por parte dos trabalhadores e uma série de outros benefícios organizacionais.
- Melhor reputação para a empresa.
- A empresa torna-se mais atrativa para os maiores talentos.
- Maior propensão para que o trabalho seja mais inovador.
- Traz mais capacidade de crescimento e de sustentabilidade para as empresas.
Saiba identificar os sinais das profissões inclusivas
Quando uma empresa promove a inclusão, existem diversos sinais, que, desde o momento da contratação pode ser visíveis por parte de quem procura emprego.
Eis algumas delas:
- A empresa possui um sítio de internet preparado para ser visualizado e navegado por pessoas com algum tipo de deficiência, o que demonstra que a contratação é acessível a todos os candidatos. A linguagem é inclusiva, e expressa a apetência da instituição pela diversidade. Em vez de serem usadas imagens de arquivo genéricas, o site aposta em divulgar imagens reais da empresa, em que aparecem os seus trabalhadores.
- As fontes usadas no site são anti dislexia e são disponibilizados diferentes tipos de conteúdos, como vídeos, documentos informativos em diferentes formatos de ficheiros, etc.
- Os vídeos têm o cuidado de serem apresentados com legendas, linguagem gestual, e outras transcrições. as imagens têm sempre textos alternativos, e o contraste de cores segue as normas standard.
- O processo de recrutamento de novos trabalhadores usa todos os meios possíveis, como o online (internet, dispositivos móveis, redes sociais, etc), mas também eventos presenciais, como palestras, feiras profissionais, workshops, etc.
- A inclusão faz parte da própria marca e da sua comunicação. A empresa usa por exemplo as redes sociais de forma frequente para mostrar que contrata pessoas de todo o tipo.
- A empresa aposta em produtos acessíveis a todo o tipo de clientes. Por exemplo, quando uma instituição bancária lança um cartão de crédito sem taxas ou anuidade, ao contrário do que é tradicional.
- O painel de recrutadores da empresa aposta na diversidade, ao apresentar pessoas de diferentes idades, contextos sociais, diferentes culturas, raças, etc.