Share the post "Estas são algumas das profissões mais felizes do mundo atualmente"
O dinheiro traz felicidade? Certamente que traz coisas positivas, mas parece estar algo longe de ser o único fator que traz a verdadeira sensação de felicidade aos trabalhadores – a tão almejada realização profissional.
Analisando as profissões mais felizes do mundo em 2022, já em jeito de balanço do ano, é isso mesmo que salta desde logo à vista. Na verdade, o salário não é um dos aspetos mais valorizados pelos trabalhadores quando se trata de aferir a sua satisfação profissional.
Atualmente, os fatores de peso que são comuns às profissões mais felizes do mundo parecem estar relacionados com maior liberdade e flexibilidade, prezando mais a conciliação da vida profissional com a vida pessoal.
Uma coisa é certa, parece haver uma grande consciência por parte de uma grande parte dos empregadores para que o índice de felicidade dos trabalhadores seja alto. Isto porque está provado que um trabalhador feliz é mais produtivo.
Saiba quais são as profissões mais felizes do mundo
Nesta lista não foi encontrada qualquer relação entre um salário elevado e a felicidade. Veja-se que há jardineiros, assistentes pessoais e trabalhadores da construção civil entre as profissões mais felizes.
Psicólogos
A Psicologia por si só é um mundo de possibilidades profissionais. A realização pessoal é relativamente fácil de alcançar, porque existe um grande número de potenciais clientes a precisarem de auxílio psicológico, para enfrentar os mais diversos problemas.
Estes profissionais sentem que de certa forma desempenham um papel muito importante para o bem estar das sociedades, o que lhes confere um grande sentido profissional e cívico. Como se sabe, contribuir para um bem comum é normalmente uma grande fonte de satisfação.
Professor
Salientam a sua satisfação por ver a evolução das crianças na aprendizagem. Os dias não são rotineiros, há oportunidades para rir e brincar durante o trabalho e há espaço para a criatividade. Além disso, ensinar as crianças é uma forma de mudar o mundo, defendem alguns professores. Esta profissão surge entre as mais felizes em cinco dos nove estudos.
Enfermeiro
Com a mesma prevalência nos estudos está o emprego na enfermagem. A felicidade, dizem os enfermeiros, advém da interação com muitas pessoas e do fato de poderem causar um impacto positivo na vida desses pacientes, bem como de perceberem que fazem a diferença na vida dos doentes.
Médico
Há médicos e médicos, mas estes profissionais têm sempre salários elevados, No entanto o que faz a diferença é a oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, de trabalhar em equipa e de, muitas vezes, salvar vidas.
Jardineiro
A profissão aparece como uma das mais felizes em três estudos. Numa das vezes está mesmo na primeira posição da lista. Porquê? É um trabalho libertador que permite o contato com a natureza, dias sem rotinas, é terapêutico e a paisagem é sempre bonita. Lidar com a natureza é uma grande fonte de equilíbrio físico e psicológico, e contribuir para o próprio equilíbrio do ecossistema é uma contribuição muito nobre para o mundo.
Trabalhador da construção civil
Estranho? Talvez. Mas os trabalhadores desta área estão entre os que têm maior felicidade por trabalharem ao ar livre e terem a oportunidade de construir coisas de raiz. Além disso, existe um grande sentido de camaradagem entre os profissionais desta área.
Assistente pessoal
Mais uma vez uma prova de que contribuir para o bem estar dos outros compensa, sendo uma grande fonte de satisfação profissional. Os assistentes pessoais são trabalhadores dedicados a organizar a vida das outras pessoas e obtêm satisfação em tornar-lhes o dia mais fácil.
Fisioterapeuta
Se os psicólogos lidam com o bem-estar emocional das pessoas e as ajudam a ultrapassar problemas por vezes complexos, os fisioterapeutas também. Mas não só – auxiliam as pessoas a ultrapassarem problemas de saúde físicos.
Essa progressão lenta, realizada dia após dia, cujas melhorias por vezes só se verificam após anos, pode ser também um fator de felicidade para estes profissionais, ao verem os seus pacientes a recuperarem.
Silvicultor / engenheiro florestal
Os silvicultores desempenham um papel importante na gestão das áreas florestais e obtêm altos níveis de felicidade no trabalho, facto ao qual não será alheio o tempo passado na natureza.
As principais responsabilidades destes profissionais passam pela manutenção de áreas selvagens, a gestão de habitats de animais, o desenvolvimento e supervisão de sistemas de trilhos, implementação de regras e regulamentos dos parques, reabilitação de florestas e ainda a educação do público sobre formas de sustentabilidade.