Share the post "Saiba quais as profissões mais procuradas pelas empresas em 2021"
Várias empresas de recrutamento analisaram o mercado de trabalho e fizeram as suas previsões quanto às tendências de contratação e profissões mais procuradas em 2021. Continue a ler para saber quais são.
Em 2020, a pandemia causada pela COVID-19 e as medidas implementadas para a contenção do vírus trouxeram várias alterações ao mercado de trabalho, já todos sabemos isso. Os profissionais tiveram que adquirir novas competências e as empresas tiveram que repensar e adaptar os seus modelos de negócio.
Naturalmente, todas estas alterações tiveram e têm impacto no que ao recrutamento diz respeito.
Profissões mais procuradas em 2021
Profissões tecnológicas entre as mais procuradas
Na análise realizada pela Michael Page, empresa de recrutamento, destacam-se as seguintes áreas:
- Cyber Security;
- IoT;
- Cloud; Machine Learning;
- Big Data.
Neste seguimento, as profissões mais procuradas são: SOC Analysts, Pen Testers, IoT Architects, Cloud Admin, Data Engineers, Data Scientists, Data Analysts e Machine Learning Engineers.
Os profissionais destas áreas vão ter maior procura no decorrer deste ano. Assim, acompanham as atuais necessidades das empresas no sentido da digitalização dos seus produtos, serviços e processos de trabalho. Confirma-se, portanto, o dinamismo do setor tecnológico, no qual se prevê uma evolução de salários de 5% a 10%.
A empresa refere ainda que, a partir de observações de mercado e tendências de contratações para este ano, a função que atualmente apresenta maior procura entre os empregadores é a de Fullstack Developer.
Esta função tem como principais responsabilidades o desenho e implementação de soluções de alta performance com recurso a tecnologias Open Source e/ou tecnologias proprietárias. Os candidatos com formação académica superior nas áreas de Engenharia Informática, e experiência prévia de trabalho em projetos internacionais, são os mais valorizados.
Para o desempenho desta função, os candidatos poderão auferir uma remuneração bruta anual de 28 mil euros, à qual acresce uma parte variável.
Saúde e Tecnologia como áreas de maior procura
Segundo o estudo ManpowerGroup Employment Outlook Survey, o impacto da pandemia afetou negativamente os sectores da Restauração, Hotelaria e Retalho. No entanto, por outro lado aumentou a procura de profissionais nas áreas da Saúde, da Tecnologia e Transformação Digital, ou do Ecommerce, sem que haja uma resposta suficiente em termos de talento disponível.
Em relação a tendências de contratação para o 1.º semestre de 2021, o mercado de trabalho mais forte é antecipado pelos empregadores do subsetor Público que, com uma projeção de +17%, sobe em 4 pontos percentuais face ao trimestre anterior e 12 pontos na comparação anual.
No setor de Outras Atividades de Produção há uma projeção de +12%, o valor mais elevado registado nos últimos dois anos. Este resultado é reflexo de projeções otimistas, de +12% no subsector da Agricultura e de +13% no subsetor do Fornecimento de Eletricidade, Gás e Água.
As intenções de contratação para este setor sobem 10 pontos percentuais, quando comparadas com as projeções avançadas para o trimestre anterior, e 2 pontos percentuais, na comparação com o 1.º trimestre de 2020.
Os setores da Construção, da Indústria e das Finanças e Serviços é esperado um ritmo de contratação moderado, com uma Projeção de +5%. Na Construção e na Indústria, as perspetivas de contratação melhoram em 14 e 5 pontos percentuais face ao trimestre anterior. Já no setor das Finanças e Serviços, a tendência é mais pessimista, com uma quebra de 7 e 12 pontos percentuais, face ao período anterior e ao trimestre homólogo de 2020.
75% dos empregadores pretende recrutar em 2021
A Hays Portugal publica, anualmente, o Guia do Mercado Laboral. Trata-se de um barómetro com tendências de emprego e salários, numa tentativa de melhor compreender o mercado de trabalho qualificado em Portugal.
Estas são algumas das suas conclusões:
- 75% dos empregadores afirma que pretende recrutar em 2021;
- Entre os motivos mais referidos pelos empregadores para as contratações em 2021, destacam-se o crescimento do negócio em território nacional, mas também a recuperação do negócio no período pós-COVID19;
- Os perfis da área Comercial, de Tecnologias da Informação, de Engenharia e de Marketing vão ser as profissões mais procuradas;
- A motivação dos colaboradores foi o fator mais referido pelos empregadores no que concerne a garantir a produtividade em 2021;
- A maioria dos profissionais qualificados revela insatisfação em fatores que poderão impactar esta produtividade, tais como: perspetivas de progressão, prémios de desempenho e pacote salarial. Talvez por isso, a percentagem de profissionais que pretendem mudar de emprego aumentou para 79%;
- A flexibilidade em modelos de trabalho remoto é outro fator muito referido pelos empregadores com vista à produtividade este ano, um sinal de que esta nova realidade veio para ficar.
As profissões mais procuradas e salários médios
Também o Salary Survey da Robert Walters identificou as funções mais procuradas, bem como os salários médios em Portugal para 2021, elencando-as por áreas:
Contabilidade e Finanças
Financial controller, Internal auditor, Finance director são as funções destacadas.
Um Financial controller com mais de 10 anos de experiência poderá contar com um salário anual entre 65 e 70 mil euros. Um Internal auditor, também com 10 anos de experiência, pode esperar um salário entre 45 e 70 mil euros anuais e um Finance director entre 65 e 90 mil euros.
Engenharia e Operações
Supply Chain manager, Business development Renewables e Industrial Technical director vão ser as funções mais procuradas em 2021.
Um Supply Chain manager com mais de 10 anos de experiência pode receber entre 50 e 85 mil euros por ano, um Business development Renewables receberá entre 65 e 90 mil euros anuais e um Industrial Technical director terá um salário anual entre 70 e 90 mil euros.
Recursos Humanos
As funções mais procuradas serão as de Talent Acquisition specialist/manager, Change management e Compensation & Benefits manager.
Um Talent Acquisition specialist/manager com mais de 10 anos de experiência poderá contar com um salário entre 35 e 40 mil euros anuais, um Change management terá um salário entre 35 e 50 mil euros por ano e um Compensation & Benefits manager pode receber um salário entre 40 e 50 mil euros anuais.
Tecnologias de Informação
Data & Analytics manager, DevOps engineer, Cyber Security manager serão as mais procuradas.
Um Data & Analytics manager com experiência, entre cinco e 10 anos, terá um salário entre 90 e 100 mil euros por ano, um DevOps engineer poderá ter um salário entre 70 e 85 mil euros anuais e um Cyber Security manager pode receber entre 55 e 70 mil euros por ano.
Vendas e Marketing
As Digital Marketing manager, E-commerce manager e IT Sales Account manager são as profissões destacadas.
Um Digital Marketing manager com mais de 10 anos de experiência pode auferir um salário entre 50 e 65 mil euros anuais. Um IT Sales account manager terá um salário entre 40 e 55 mil euros por ano e um E-commerce manager poderá receber entre 35 e 45 mil euros.
Profissionais mais procurados e bem pagos
A empresa de recrutamento, Adecco, realizou um relatório com as profissões mais procuradas e bem pagas em 2021, saiba quais são:
Telecomunicações
Nesta área, os mais procurados deste setor vão ser os responsáveis pelas infraestruturas, com salários a partir dos 70 mil euros anuais.
Indústria
No que à indústria diz respeito, os gestores de saúde, qualidade, ambiente e segurança assumiram um papel importante no contexto de pandemia, sendo o perfil mais procurado gestor com experiência operacional, com remunerações entre 76 mil e 160 mil euros por ano, e com funções de supervisão e coordenação em questões de qualidade e segurança a nível transversal.
Saúde
Na Saúde, são procurados, sobretudo em tempos de pandemia, enfermeiros que podem receber salários entre os 26 mil e os 50 mil euros anuais.
Comércio
No Comércio, temos o gestor de marketing comercial que pode receber entre 35 mil e 45 mil euros anuais. Para além deste, o gestor de e-commerce, devido à explosão das compras e vendas online, poderá receber salários que variam entre os 40 mil e os 80 mil euros por ano.
Finanças
Na área das Finanças, controladores, responsáveis pela supervisão da situação económica das empresas são os mais procurados, com vencimentos entre 35 mil e 60 mil euros anuais.
Tecnologias de Informação
Nas Tecnologias de Informação, ganham destaque os programadores com salários entre os 25 mil e os 55 mil euros anuais. Os perfis de Chief Information Officer também vão ter grande procura, com remunerações entre 60 mil e 250 mil euros por ano.
Recursos humanos
Na área de Recursos Humanos, será o responsável pelas relações laborais, fundamental num ciclo de alterações jurídicas como o atual, com remunerações de 35 mil a 75 mil euros anuais.
Marketing
No Marketing, temos o gestor de produto, com salários entre 35 mil e 50 mil euros anuais. No entanto, o mais bem pago nesta área será o Chief Digital Officer, responsável pela digitalização das empresas, que poderá receber um salário entre 80 mil e 120 mil euros anuais.
Ciências da Vida
Nas Ciências da Vida, vão ser os mais procurados os técnicos de garantia de qualidade com uma remuneração entre 35 mil e 45 mil euros anuais.
Logística
Quando falamos em Logística, a profissão mais procurada será o Global Sourcing Manager, responsável pelas compras globais, com uma remuneração entre 65 mil e 100 mil euros anuais.
Banca
Na Banca, será o gestor de banca privada, que gere estratégias e carteiras privadas de clientes, será o mais procurado e terá uma remuneração entre 27 mil e 37 mil euros por ano.
Engenharia
Na área da Engenharia, será o engenheiro de processos, que dirige as otimizações e transformações internas das empresas, com uma remuneração entre 35 mil e 45 mil euros anuais.
Direito
No Direito, o advogado na área do Trabalho, com todas as alterações aos vínculos laborais, será o mais procurado. Os salários podem variar entre 40 mil a 60 mil euros por ano.
Procurar emprego em 2021
Agora que já sabe quais as profissões mais procuradas, deverá ter em conta que a escolha de uma profissão não pode seguir apenas os gostos e talentos de cada um, como também as tendências do mercado laboral.
Por isso, se é profissional destas áreas, 2021 será uma boa altura para encontrar emprego ou procurar novas ofertas. Por outro lado, se o que pretende é contratar pessoal para a sua empresa, tenha em mente que a procura por estes profissionais vai ser mais recorrente nos tempos que se avizinham.