Apesar do crescimento do turismo em Portugal e da criação de milhares de empregos nos últimos anos, os empresários do setor afirmam que há falta de profissionais para as mais variadas funções. Desde empregados de mesa, a ajudantes de cozinha, há profissões com emprego certo nesta área, que ano após ano continua a expandir.
O número de trabalhadores no setor do turismo em Portugal tem vindo a aumentar e representa já 9,4% do total do emprego em Portugal, segundo dados do INE. Mas apesar da evolução positiva, os responsáveis pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) consideram que há ainda uma falta generalizada de profissionais em todas as funções ligadas ao setor.
Em 2018, a AHRESP estimava que eram necessários 40 mil profissionais no turismo, mas, atualmente, esse número será superior. Há falta de profissionais na restauração, hotelaria, animação e alojamento local. A exceção à regra é a profissão de chef de cozinha, que nos últimos anos ganhou destaque e à qual os jovens têm aderido com facilidade. No entanto, todas as outras funções têm carência de profissionais.
10 profissões no turismo com emprego certo
1. Empregado de mesa
Executar e preparar o serviço de restaurante; acolher e atender os clientes; efetuar o serviço de mesa; aconselhar a escolha de pratos e bebidas; executar serviços de buffets, banquetes, cocktails e outros; efetuar a faturação dos serviços prestados em restaurantes, hotéis e estabelecimentos similares são algumas das funções que cabem ao empregado de mesa. Ter formação ou experiência na área e conhecimentos de línguas estrangeiras, são alguns dos requisitos importantes para esta função.
2. Rececionista
As principais tarefas desta função são receber as pessoas que se dirigem à instituição/estabelecimento e prestar as informações solicitadas; atender as chamadas telefónicas e encaminhá-las; dirigir os visitantes, turistas ou clientes, para os locais ou para as pessoas pretendidas; receber e distribuir o correio; e, em algumas situações, gerir os emails, reencaminhando-os para os corretos destinatários.
Numa unidade hoteleira, os rececionistas têm ainda estas funções:
- Fazer as operações de reservas de uma unidade turística;
- Realizar o check-in e o check-out dos hóspedes;
- Gerir o serviço de receção de uma unidade turística, realizando os registos de ocupação, a faturação dos alojamentos e arquivando a documentação utilizada na receção.
A grande maioria das ofertas de emprego indica habilitações académicas ao nível do 12.º ano. No entanto, a formação profissional na área desempenha um papel crucial devido ao aumento da procura de profissionais mais qualificados. Para trabalhar no ramo da hotelaria, a formação como rececionista de hotel ou rececionista de turismo pode ser feita em Escolas do Turismo de Portugal.
O domínio de línguas estrangeiras, pelo menos o inglês, é fundamental.
3. Guia turístico
Este profissional acompanha visitantes nacionais ou estrangeiros e mostra-lhes a cultura e história dos locais mais emblemáticos de cada zona.
Além da necessidade de dominar pelo menos dois idiomas e de ter excelentes capacidades de comunicação, é fundamental que o profissional domine a área do turismo e conheça todos os roteiros turísticos que irá explorar com os visitantes.
Para tal, existem várias formações profissionais e académicas em Portugal para fortalecer conhecimentos e adquirir competências nesta área.
4. Empregado de andar
Em unidades hoteleiras, é o profissional responsável pela limpeza, arrumação e apresentação dos quartos de hóspedes e por zelar por todos os equipamentos e utensílios que auxiliam no seu trabalho.
Desempenha um papel de extrema importância dentro de um hotel, pois a qualidade do seu trabalho determinará a comodidade, sensação de conforto e bem-estar dos hóspedes, tornando-se num elemento diferenciador fundamental para um hotel de excelência e alta qualidade.
Conhecimentos básicos de leitura e escrita; capacidade de atenção e de observação; capacidade de se orientar em diferentes espaços; e coordenação motora e robustez física são alguns dos requisitos necessários.
5. Responsável de hotel
Um responsável de hotel é o gestor da unidade hoteleira e da equipa de trabalho. Tem como responsabilidades assegurar a coesão e coordenação de equipas; garantir a manutenção dos índices de satisfação dos clientes; e o desenvolvimento das vendas internas do hotel.
É necessário possuir licenciatura, conhecimentos de línguas e é valorizada a experiência e conhecimento na área de alojamento e restauração.
6. Ajudante de cozinha
O ajudante de cozinha é o responsável por organizar o ambiente, mantendo-o bem higienizado, especialmente os equipamentos que serão utilizados pelo chef, como o fogão e a bancada de preparação dos alimentos.
Este profissional ajuda na rotina do ambiente de trabalho de uma forma geral, seja na preparação de pratos, na organização, na limpeza e na manutenção.
Normalmente, apenas é exigida a escolaridade obrigatória. Mas ter experiência e formação na área são requisitos diferenciadores.
7. Barman
Preparar e servir bebidas em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras: são estas as responsabilidades de um empregado de bar, uma das várias profissões no turismo com emprego certo.
Este profissional deverá ter formação específica para possuir os conhecimentos técnicos indispensáveis sobre todas bebidas, desde o seu grau alcoólico, densidade, origem, os seus efeitos e sabores, bem como as proporções das suas misturas.
8. Gestor de turno
Um gestor de turno orienta e acompanha as funções de gestão diária; recebe encomendas; coordena as equipas; apoia a formação dos colaboradores; garante a total satisfação dos clientes; e assegura o cumprimento das normas de higiene e segurança.
Pode ser apenas pedido o 12.º ano de escolaridade, mas há preferência pela licenciatura em Gestão Hoteleira.
9. Animador turístico
A função de um animador turístico consiste em coordenar e controlar as atividades de animação de uma unidade turística/ hoteleira, em função dos objetivos e estratégias definidas.
A área de atuação da animação turística é muito abrangente, havendo cursos profissionais que transmitem conhecimentos para executar as principais funções exigidas. Com o crescimento do turismo e o consequente impacto económico, estes profissionais devem procurar formação especializada e adequada à área de atuação e respetivo público-alvo.
10. Motorista
Na área de turismo, a função de motorista é a de transportar turistas e clientes. Ter a carta de condução é obrigatório, obviamente, e, dependendo da função, pode ser de ligeiros ou de pesados de passageiros.
Os profissionais podem ter a escolaridade obrigatória, no entanto já existem formações para dotar estes motoristas de competências profissionais na área do turismo e dos itinerários, preparando-os para o exercício da atividade profissional de motorista de turismo.
Requisitos e competências gerais para trabalhar em turismo
Apesar de cada profissão ter os seus respetivos requisitos e especificidades, para poder trabalhar em turismo há algumas características consideradas como fundamentais na maioria dos postos de trabalho. A saber:
- Falar várias línguas ou, pelo menos, o inglês;
- Formação de acordo com a área específica: viagens, transporte, hotelaria ou restauração, por exemplo;
- Simpatia e boa apresentação;
- Fortes capacidades de comunicação e de relação interpessoal;
- Resistência ao stress;
- Disponibilidade para trabalhar por turnos.
Se está desempregado e gostava de trabalhar na área do turismo, então está na altura de conferir se tem o que é preciso para exercer uma destas 10 profissões que oferecem emprego certo.