Desde setembro, altura em que teve início o ano letivo 2016/2017, o inglês passou a ser obrigatório também no currículo escolar dos mais pequenos. A partir do 3.º ano, a disciplina representa risco de reprovação e estar a par do que isso representa é fundamental para o sucesso na aprendizagem. No 5.º e no 6.º anos, a abordagem dos conteúdos é aprofundada – e crescem as exigências curriculares.
Cada vez mais cedo, os alunos portugueses têm de estar em contacto com o idioma mais requisitado do mundo. Mas, afinal, o que esperar do ensino da língua inglesa nas salas de aula de todo o país? Neste artigo, vai encontrar tudo o que precisa de saber sobre o programa de inglês do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
O inglês no 5.º ano
Se o seu filho está a dar os primeiros passos no 2.º Ciclo e não sabe o que esperar do inglês que é oferecido em sala de aula, temos uma boa notícia: listamos todos os conteúdos escolares que devem ser abordados durante as aulas de inglês do 5.º ano, de acordo com as orientações e Metas Curriculares da Direção-Geral da Educação.
Um aluno que frequente o 5.º ano do 2.º Ciclo deve desenvolver a capacidade de utilizar expressões quotidianas, bem como compreender enunciados simples que possam ser usados no seu dia-a-dia. Deve conseguir apresentar-se – e aos outros – e ser capaz de criar perguntas e oferecer respostas (Onde vive? Que pessoas conhece? Que objetos possui?).
Tome nota do programa completo de inglês para o 5.º ano.
LISTENING – Compreensão oral
- Vocabulário
- Saudações e despedidas
- Os dias da semana
- Os meses
- As estações do ano
- As cores
- Formas
- Números cardinais
- Datas e horas
- Questões sobre dados pessoais
LEXIS AND GRAMMAR – Léxico e Gramática
Articles – artigos
- Definite article (a/an)
- Indefinite article (the)
Nouns – nomes
- Plural of nouns
Possessive case – Caso possessivo
- Possessive case
Adjectives – Adjetivos
- Position of adjectives
Connectors – conetores
- Connectors (and, or, but)
Determiners – Determinantes
- Possessive determiners
- Demonstrative determiners
Pronouns – Pronomes
- Demonstrative pronouns
- Personal pronouns
Prepositions – Preposições
- Prepositions of time
- Prepositions of place
Quantifiers – Quantificadores
- Quantifiers (some, any)
Verbs – Verbos
- Present Simple (verb to be)
- Present Simple (verb to have got)
- Present Simple (verb there to be)
- Present Simple (regular verbs)
- Modal verbs (may, can/can´t)
Imperative
Phrasal verbs
Question Words – Palavras interrogativas
Question Words:
- What (O quê/O que/Qual)
- Where (De onde/Onde)
- Who (Quem)
- Whose (De quem)
- How (Como)
- How much (Quanto)
- How many (Quantos)
INTERCULTURAL DOMAIN ou Domínio intercultural
Aspetos culturais de países de expressão inglesa
- Estrangeirismos
- Símbolos nacionais
- Países e capitais (de expressão inglesa)
O meu meio e o dos outros
- Eu e os outros
- Família
- Descrição física e psicológica
- Vestuário
- Rotinas diárias
- Divisões da casa e mobiliário
- Atividades de tempos livres
- Celebrações e datas festivas | resumo da matéria e exercícios
O inglês no 6.º ano
Na segunda e última fase do 2.º Ciclo, o seu filho é desafiado a ir mais longe no inglês. No 6.º ano, o aluno deve ser capaz de desenvolver a compreensão de frases isoladas e expressões relacionadas com informações simples, familiares e pessoais, comunicar corretamente em tarefas habituais da sua rotina e descrever o meio à sua volta, expressando as suas necessidades imediatas.
Veja aqui a lista de conteúdos abordados no 6.º ano, com os principais temas e capítulos que integram o programa curricular.
LEXIS AND GRAMMAR – Léxico e Gramática
Nouns – nomes
- Plural of nouns
Possessive case – caso possessivo
Connectors – conetores
- Connectors: because, so
Pronouns (pronomes)
Personal pronouns
Possessive pronouns
Prepositions – preposições
- Prepositions of place
- Prepositions of movement
Adverbs – advérbios
- Adverbs of frequency
- Adverbs of time
Verbs (verbos)
- Present Continuous
- Present Simple vs Present Continuous
- Verb to like/hate + ing form
- Phrasal verbs
Word Formation – formação de palavras
- Adverbs – adjective + ly
INTERCULTURAL DOMAIN ou domínio intercultural
- Traços culturais (dos países de expressão inglesa)
- Bandeiras
- Símbolo Union Jack
- Figuras públicas – Celebridades
- O meu meio e o dos outros
- Rotinas
- Disciplinas
- Horário
- Alimentos
- Material escolar
- Espaços comuns da escola
- As profissões
- Os meios de transporte
- Datas festivas
Para ter acesso a todas as informações detalhadas sobre o programa de de inglês para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, pode consultar o portal da Direção-Geral da Educação, que disponibiliza ainda o calendário do currículo escolar, bem como os cadernos de apoio às Metas Curriculares da disciplina.
Veja também: