Tome nota de tudo o que precisa saber sobre o programa de inglês do Ensino Básico e descubra quais devem ser as prioridades na aprendizagem dos alunos do 3º Ciclo.
A entrada na adolescência é também marcada pelo ingresso numa nova fase da vida escolar. Com responsabilidades acrescidas e desafios maiores, os alunos já devem ser capazes de estruturar melhores respostas e compreender mais sobre aquilo que os rodeia – e isso também é uma questão exigida durante a aprendizagem do inglês nesta fase.
Mas o que esperar do ensino do idioma nas escolas portuguesas? Que temas são abordados? Quais os conteúdos e ferramentas a ter em conta? Que respostas têm os professores para os alunos do 7.º, 8.º ou 9.º ano do ensino regular?
O que esperar do inglês no 3º Ciclo?
Nesta fase da vida escolar, o aluno deve ser estimulado para desenvolver capacidades e habilidades que, embora sejam simples, servem como base e estrutura para o domínio do inglês. É esperado que compreenda conversas do dia a dia, discursos claros e orientações detalhadas, que consiga entender e formular mensagens e questões de necessidades pessoais e sociais, apresentar o que é aprendido em sala de aula e acompanhar um programa de rádio ou televisão.
Para ensinar o inglês do 3º Ciclo, que compreende os anos 7.º, 8.º e 9.º, o professor deve ter em conta alguns desafios propostos no programa formal, previsto e orientado pela Direção-Geral da Educação. São quatro importantes orientações a serem seguidas pelos docentes, todas com foco no sucesso da aprendizagem:
- Fazer e estimular o uso de atividades lúdicas e práticas, que possam testar e ajudar a desenvolver a compreensão oral – e não só.
- Estimular a aquisição de vocabulário e conhecimentos semântico, sintático e pragmático.
- Utilizar videoclips em sala de aula, apresentando contextos reais e sobre temas do dia-a-dia, sem esquecer em focar no objetivo central: o aumento do vocabulário – que já deve ser compatível com este nível de escolaridade.
- Tornar possível que os alunos ouçam histórias, ainda que não obtenham a compreensão total do que lhes é dito.
Programas de Inglês do Ensino Básico: 3º Ciclo
7.º ano
O aluno que entra no 3º Ciclo do Ensino Básico, iniciando o período de três anos desta fase da escolaridade, deve ser capaz de assimilar e compreender expressões quotidianas de necessidade básica, através de frases isoladas que digam respeito, por exemplo, às suas informações pessoais e ao meio circundante, comunicar tarefas simples da sua rotina e estabelecer um diálogo sobre as suas áreas de interesse.
Tome nota dos conteúdos e das temáticas a abordar no 7.º ano:
LEXIS AND GRAMMAR – Léxico e Gramática
Adjectives – adjetivos
- Comparative and superlative of adjectives
Connectors – conetores
- Connectors- when, while
Pronouns – pronomes
- Reflixe pronouns
- Indefinite pronouns
Prepositions – preposições
- Prepositions of movement
- Prepostition + Adjective
Verbs – verbos
- Past Simple – verb to be
- Past Simple – verb to have got
- Past Simple – verb there to be
- Past Simple – irregular and regular verbs
- Future – will
- Future – going to/present continuous
- Past Continuous
- Past Continuous + Past Simple
- Phrasal verbs
Word Formation – a formação de palavras
- Word formation – compounds
- Word formation – prefix and suffix
INTERCULTURAL DOMAIN ou domínio intercultural
- Qual é a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha
- Cidades de destaque do Reino Unido
- Geografia dos Estados Unidos
- Os países que integram a União Europeia
- Nacionalidades e países
O meio pessoal e circundante
- Quais são os agregados familiares
- Hábitos da rotina diária
- As várias formas de relacionamento
- Os diversos tipos de habitação
- Celebrações habituais da escola
- Serviços
8.º ano
A meio do 3.º Ciclo, no 8.º ano, os alunos são confrontados com desafios maiores no que toca à compreensão do inglês. Nesta altura, o estudante deve mostrar habilidades básicas no domínio de conversas simples, já demonstrando alguma confiança ao expor vontades, experiências e eventos, sendo capaz de defender as suas opiniões ou projetos. Temas relacionados à escola, aos trabalhos e às atividades de lazer já devem ser abordados com algum amadurecimento na capacidade de construção do discurso.
A seguir, estão listados os conteúdos trabalhados no programa curricular do 8.º ano:
LEXIS AND GRAMMAR (Léxico e Gramática)
Nouns (nomes)
- Countable and uncountable nouns
Adjectives (adjetivos)
- Order of adjectives
- So + adjective
Pronouns (pronomes)
- Relative pronouns
Quantifiers (quantificadores)
- Quantifiers – much, many, a few, a little, a lot of/lots of
If Clauses
- Zero and first conditional
Verbs (verbos)
- Used to
- Present Perfect
- Past Simple x Present Perfect
- Modal verbs – could/would, must/have to
- Phrasal verbs
Word Formation (a formação de palavras)
- Word formation – compounds
- Word formation – suffix/prefix
INTERCULTURAL DOMAIN ou domínio intercultural
- Características culturais dos países de orientação inglesa
- As diversas personalidades da cultura – artistas, celebridades
- Museus e monumentos
- Lugares a visitar
Temas da atualidade
- Apresentação dos problemas ambientais
- Os tipos de comunicação social
O próprio meio (e o dos outros)
- Os diversos hábitos alimentares
- Características do universo social dos adolescentes
9.º ano
Na reta final do 3.º Ciclo, e a um passo de ingressar no ensino secundário, o aluno já se prepara para concluir esta fase escolar com autonomia e conhecimentos sólidos de inglês. Embora os conteúdos sejam mais elaborados, as áreas trabalhadas não diferem muito daquelas que já foram vistas no ano anterior. No entanto, espera-se do aluno uma maior maturidade no domínio do idioma estrangeiro.
Tome nota do programa de inglês para o último ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico:
LEXIS AND GRAMMAR (Léxico e Gramática)
Connectors (conetores)
- Connectors (either … or, neither … nor)
- Connectors (however, therefore, even though)
Pronouns (pronomes)
- Relative pronouns
Reported Speech – discurso indireto
If Clauses
- Second conditional
Verbs (verbos)
- Verb + infinitive, verb + ing form
- Past Perfect
Question-tags – perguntas de confirmação
INTERCULTURAL DOMAIN ou domínio intercultural
- A cultura dos países que têm expressão inglesa
- Personalidades do meio literário, artístico, político e científico
- Obras de arte, livros e filmes de destaque (clássicos e atualidade)
O próprio meio (e o dos outros)
- A mobilidade de jovens
- Os diversos modos de vida
- Comunicação intercultural
Consulte mais detalhes sobre os programas de inglês e sobre as Metas Curriculares através do portal da Direção-Geral da Educação ou descubra o caderno de apoio da disciplina.
Veja também: