Consciente de que o desenvolvimento do país está em grande parte assente no grau de qualificação dos cidadãos, têm sido criadas algumas iniciativas a nível nacional por parte do Governo, para ultrapassar esse problema, que já é antigo. O Programa Qualifica é um exemplo.
Fique a saber tudo sobre a estratégia que aposta na qualificação de adultos.
O Programa Qualifica como parte da estratégia para desenvolver o país
Se, em tempos, era vulgar considerar-se que o acesso ao ensino estava reservado a alguns e que o abandono escolar era considerado normal, hoje o panorama começa a mudar.
Os números dizem que Portugal continua a apresentar um número avultado de adultos que não completaram o ensino secundário. Ora, esse número assume ainda mais preponderância em certas regiões do país.
Por outro lado, assistimos a um número considerável de jovens entre os 20 e os 24 anos que entram no mercado de trabalho sem completarem esse nível de ensino.
Este facto é agravado ainda pelos elevados níveis de iliteracia de uma parte dessa população, no que diz respeito especialmente a competências básicas.
Um relatório nacional foi publicado com os resultados até à data do impacto que o Programa Qualifica teve no mercado de trabalho em Portugal. É com base nesse documento que damos a conhecer e analisamos alguns dados.
O que é?
Criado em 2017, o Programa Qualifica é uma estratégia pensada para melhorar a qualificação da população e a empregabilidade, favorecendo uma aproximação aos níveis médios da União Europeia.
A iniciativa parte do princípio de que mais e melhor qualificações equivale a acesso mais fácil ao emprego, a mais remunerações e a menos tempo entre empregos.
A quem se destina o Programa Qualifica?
O Programa Qualifica aposta no desenvolvimento da qualidade do nível de qualificação dos adultos, adaptado às necessidades específicas de cada um, destinando-se especialmente aos que têm um percurso de educação e formação incompleto.
Mais qualificação, melhor emprego
Muitos dos adultos de agora cresceram num tempo em que era comum considerar-se que estudar não era para todos, ou que não valia a pena estudar. O Programa Qualifica foi criado para combater essas ideias, provando-as vazias de qualquer sentido.
Os números não mentem e permitem corroborar qualquer dúvida acerca do impacto desta iniciativa. De acordo com dados da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, o programa alcançou recentemente a marca de mais de um milhão de certificações.
Isto traduziu-se em mais competências e formação de cerca 400 mil adultos, dos quais de 116 mil alcançaram mesmo um nível de escolaridade ou de qualificação profissional superior ao que tinham.
Mas os número não se ficam por aí:
- 79.366 concluíram o ensino secundário ou uma qualificação profissional de nível 4;
- 32.664 concluíram o 9º ano ou uma qualificação profissional de nível 2;
- 3.865 terminaram o 6º ano de escolaridade;
- 1.020 pessoas concluíram o 4º ano de escolaridade.
O papel dos Centros Qualifica na implementação do programa
Para permitir que o Programa Qualifica seja uma realidade a nível nacional, foi criada uma rede de centros especializados para a qualificação de adultos. Essa rede tem o nome de Centros Qualifica.
Tratam-se de locais promovidos por escolas, centros de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional, câmaras municipais, empresas e associações empresariais ou associações de desenvolvimento local. Neste momento contabilizam-se o total de 316 Centros Qualifica a operar por todo o país.
O Programa Qualifica presta apoio individualizado
Os Centros Qualifica prestam apoio individualizado aos adultos, o que significa que são tidas em conta as características e objetivos de cada um. Tendo por base o percurso escolar e profissional de cada indivíduo, são tidos em conta os objetivos e expectativas de toda a gente.
Com base nisso, é definido o percurso de qualificação mais adequado a cada caso concreto.
Programa qualifica AP – dirigido a funcionários públicos
Especificamente dirigidos a si, os trabalhadores da Administração Pública podem também, adquirir ou desenvolver as suas qualificações profissionais e pessoais, através dos Centros Qualifica AP.
Inserido no contexto do Programa Qualifica, mas especificamente voltado para os funcionários públicos, o Programa Qualifica AP assume o objetivo de possibilitar aos funcionários públicos uma certificação escolar e/ou profissional.
O Programa Qualifica e o Passaporte Qualifica
O percurso de cada indivíduo é registado no Passaporte Qualifica, na forma de créditos.
Trata-se de um instrumento tecnológico criado para efetuar o registo das qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida do adulto e de orientação para percursos de aprendizagem.
Com base nisso, este instrumento elabora propostas e sugestões para o percurso de qualificação mais favorável para cada indivíduo.
Procure o “centro qualifica” mais perto de região onde vive e inscreva-se! Para tal, visite esta ligação e inicie a sua pesquisa.