Cláudia Pereira
Cláudia Pereira
11 Fev, 2025 - 17:00

Provas digitais: o futuro da avaliação escolar?

Cláudia Pereira

Provas-ensaio digitais chegam às escolas em Portugal. Entenda os benefícios, desafios e o impacto desta transição na avaliação escolar.

A avaliação escolar está a entrar numa nova era em Portugal. Desde fevereiro de 2025, os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos tiveram a oportunidade de participar nas chamadas provas-ensaio digitais. Esta medida pode mudar o paradigma do ensino, mas também levanta questões importantes: estarão todos – alunos, pais, professores e escolas – preparados para esta transição? Vamos explorar os principais pontos desta mudança.

O que são as provas-ensaio digitais?

As provas-ensaio digitais são exames realizados em formato eletrónico, com uma duração aproximada de 45 minutos. Cada prova é composta por perguntas escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento.

Embora sejam obrigatórias, não afetam a classificação final dos alunos. No entanto, os resultados permitem às escolas monitorizar o desempenho dos estudantes e identificar áreas de melhoria.

Porquê a transição para o formato digital?

Há várias razões por trás desta mudança. O Ministério da Educação quer assegurar que todos, independentemente das suas condições de acesso à tecnologia, estejam aptos a realizar provas digitais no futuro, como as Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) e os exames finais.

O formato digital também traz vantagens práticas: ajuda a identificar lacunas tecnológicas e organizativas nas escolas, permitindo ajustes nos recursos e processos.

As escolas estão preparadas?

O Governo garante que sim. As escolas receberam apoio técnico e equipamentos para implementar o projeto. No entanto, existem desafios, sobretudo em regiões onde a tecnologia ainda é escassa. Professores e funcionários precisaram de formação para se adaptarem a novos sistemas, e alguns alunos poderão sentir ansiedade perante este formato inovador. Contudo, o objetivo é exatamente permitir essa adaptação gradual, aumentando a confiança antes dos exames futuros.

Quais são os benefícios para os alunos?

Para os estudantes, estas provas são uma oportunidade de se familiarizarem com o uso de ferramentas digitais em situações de avaliação. Adaptar-se a este formato reduz o risco de dificuldades técnicas interferirem no seu desempenho. Assim, para além do domínio dos conteúdos, os alunos desenvolvem competências digitais essenciais.

E o que ainda falta melhorar?

Apesar dos avanços, ainda há obstáculos a vencer. Algumas escolas enfrentam dificuldades no acesso a computadores ou internet de qualidade, o que pode criar desigualdades. É essencial continuar a investir em infraestruturas tecnológicas, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades.

Outro desafio prende-se com a inclusão. É fundamental assegurar que alunos com necessidades educativas especiais consigam realizar estas provas sem barreiras adicionais. Este é um ponto que exige atenção permanente por parte das autoridades educativas.

Será este o futuro da avaliação escolar?

Tudo indica que sim. Se esta fase de adaptação for bem-sucedida, é provável que as provas digitais se tornem a norma no ensino básico e secundário. A mudança pode não acontecer de forma imediata, mas modernizar o sistema educativo é uma necessidade. 

Preparar as próximas gerações para um mundo digital é mais do que uma opção: é um passo estratégico para acompanhar a evolução da sociedade. Estarão as escolas e as famílias prontas para esta realidade? O futuro o dirá.

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