Share the post "O fascinante mundo da psicanálise: vantagens e desvantagens"
A psicanálise foi criada pelo famoso médico austríaco Sigmund Freud e tem por objetivo compreender, tratar e investigar a mente humana. A sua teoria surgiu baseada na investigação e tratamento de certas patologias mentais.
Freud foi o primeiro a encarar as verbalizações do paciente como provenientes do inconsciente, reconhecendo a importância dos conflitos internos infantis no funcionamento psicológico. Acreditava que os problemas dos seus pacientes se deviam a desejos reprimidos.
Quem nunca repetiu comportamentos que havia prometido não repetir? Quantas vezes não dizemos palavras fora de contexto no meio de uma frase? E sonhos bizarros, quem não tem? Todas essas situações, aparentemente sem relação entre si, são explicadas pela psicanálise como sendo derivadas do nosso inconsciente, que desorganiza as nossas intenções e as nossas vontades.
O que é a psicanálise?
A psicanálise é um tratamento psicoterapêutico profundo e intensivo dirigido ao alívio do sofrimento psicológico, ao desenvolvimento da personalidade e ao autoconhecimento. Procura compreender as dificuldades e o sofrimento do indivíduo à luz do funcionamento do seu inconsciente.
É uma abordagem baseada na observação e descoberta daquilo que cada um desconhece acerca de si próprio, da sua natureza e da sua singularidade. A teoria defende que são os processos inconscientes que estimulam os comportamentos e a vida emocional das pessoas, podendo causar sofrimento, tristeza, dificuldades relacionais no plano amoroso, familiar e também profissional.
O maior objetivo da psicanálise passa por realizar verdadeiras e permanentes mudanças de carácter, de forma a melhorar a qualidade de vida de uma pessoa que apresente perturbações mentais, ou seja, libertar as emoções e as experiências reprimidas.
Assim, a psicanálise posiciona-se como um método de investigação dos processos mentais que são praticamente inalcançáveis através de qualquer outro método.
Como funciona a psicanálise
O tratamento psicanalítico explora a forma como o inconsciente afeta os padrões de comportamentos do presente e os relacionamentos atuais. Em resumo, pretende trazer o conflito reprimido à consciência, para que o paciente possa lidar com isso.
O psicanalista usa várias técnicas como incentivo para o cliente desenvolver maior consciência acerca do seu comportamento e sintomas. Algumas das técnicas essenciais são a interpretação de sonhos, a transferência e a associação livre.
Para a psicanálise, a análise dos sonhos é o caminho que leva até ao inconsciente. Quando dormimos estamos menos vigilantes e as ideias reprimidas vêm à superfície, embora aquilo de que nos lembramos possa ter sido alterado durante o processo de sonho.
A transferência diz respeito ao conjunto de sentimentos, afetos e emoções que o paciente transfere para o psicanalista e que outrora eram dirigidos aos seus cuidadores na infância.
O método de associação livre consiste em deixar o paciente o mais relaxado possível, para que este se sinta à vontade para falar sobre tudo o que venha à mente: desejos, angústias, sonhos e fantasias.
Habitualmente, a psicanálise é um processo demorado que envolve muitas sessões, mas o ritmo da psicanálise é ditado pelo próprio paciente que irá tão longe e tão ao fundo das questões quanto se sinta preparado.
Gradualmente, este processo vai provocar transformações psíquicas e tomadas de consciência. Consequentemente, irá surgir o alívio do sofrimento psicológico.
Vantagens e desvantagens da psicanálise
Há um debate considerável sobre a eficácia do tratamento psicanalítico, com opiniões muito contraditórias. Contudo, uma vez que a psicanálise é um tratamento altamente personalizado, é aconselhável consultar um psicanalista experiente que possa esclarecer e ajudar.
Existem diversas correntes de intervenção psicoterapêutica e o importante é que o paciente escolha aquela com a qual se sente mais confortável e que lhe pode trazer mais benefícios.
Listamos algumas das vantagens e desvantagens apontadas à psicanálise.
Vantagens
a) Altamente personalizada: para a psicanálise não existem dois pacientes iguais, mesmo que o diagnóstico seja o mesmo;
b) Muitos pacientes descrevem a psicanálise como a experiência com maior impacto e gratificação emocional das suas vidas;
c) Os benefícios da psicanálise são duradouros e continuam a crescer mesmo depois do fim do tratamento;
d) A psicanálise coloca em movimento processos psicológicos que conduzem à mudança contínua e que se mantêm após o fim da terapia;
e) Esta terapia, para além de proporcionar o alívio de sintomas, pretende ajudar o paciente a desenvolver os seus recursos de modo a que possa viver uma vida mais enriquecedora e livre, com uma melhor relação consigo mesmo e com os outros.
Desvantagens
a) É muito demorada;
b) As pessoas devem estar preparadas para investir tempo e dinheiro na terapia psicanalítica;
c) Através da psicanálise, os pacientes podem descobrir algumas memórias dolorosas e desagradáveis que tinham sido reprimidas, o que pode causar grande angústia;
d) Não funciona para todas as pessoas e para todos os tipos de transtornos;
e) Estão mais aptos a usufruir em pleno dos benefícios da psicanálise pessoas com algumas características: boa capacidade de expressão verbal; capacidade de reflexão; desejo de entender o passado; capacidade para tolerar e lidar com a vulnerabilidade e com afetos e vivências mais difíceis.
Veja também: