Um estudo recente da Deco Proteste, de junho de 2018, voltou a revelar qual é o supermercado mais barato em Portugal. Pela terceira vez consecutiva, em termos de realização deste estudo, o Jumbo lidera a tabela de preços mais baixos.
Este estudo analisou os preços em 591 lojas, distribuídas por 70 concelhos. O grupo Jumbo destaca-se, sobretudo, na região centro do país, em concelhos como Aveiro, Leiria, Viseu, Coimbra, Lisboa e Setúbal.
Foram analisados os preços de produtos diferentes, entre janeiro e março e, como sempre, as contas foram feitas para um cabaz de 142 itens, em que 38% eram de marca branca e 62% de marca de fabricante.
Qual é o supermercado mais barato por território?
Depois do Jumbo, fica o Continente/Continente Modelo, onde os preços são 2% mais caros e em terceiro lugar o Pingo Doce, com uma média de preços 6% mais alta. Os supermercados do lado oposto do ranking são o Intermarché, o Minipreço e o Lidl.
Saiba qual é o supermercado mais barato, por cadeia, em cada distrito, tendo em conta todos as lojas analisadas no estudo da Deco.
- Aveiro – Jumbo;
- Beja – Continente;
- Braga – Jumbo;
- Bragança – Continente;
- Castelo Branco – Continente;
- Coimbra – Jumbo;
- Évora – Continente;
- Faro – Jumbo;
- Guarda – Continente;
- Leiria – Jumbo;
- Lisboa – Jumbo;
- Portalegre – Jumbo;
- Porto – Jumbo;
- Santarém – Continente;
- Setúbal – Jumbo;
- Viana do Castelo – Continente;
- Vila Real – Jumbo;
- Viseu – Jumbo;
- Ilha da Madeira – Super São Roque;
- Ilha de São Miguel (Açores) – Solmar;
- Ilha da Terceira (Açores) – Guarita.
Além de liderar nas lojas físicas, o Jumbo é também, segundo este estudo, o mais barato dos supermercados online.
Apesar de o Jumbo ser a cadeia mais barata, mais de metade das pessoas inquiridas pela Deco prefere fazer compras no Continente. Esta preferência é explicada pela presença territorial: ao passo que as lojas Jumbo estão instaladas sobretudo no litoral português, a cadeia Continente tem mais lojas, geograficamente mais distribuídas também.
Poderíamos ser levados a pensar que a preferência para o Continente tem a ver com os cartões e cupões de desconto, mas segundo a Associação de Defesa do Consumidor, apenas um terço dos inquiridos afirma estar atento e seguir à risca as promoções dos supermercados.
Quem compra mais vs. quem compra menos
Além de comparar lojas e hábitos para determinar qual é o supermercado mais barato, a Deco comparou dois perfis de consumidores: quem gasta 150 euros por mês e quem gasta 400 euros por mês.
Foram inquiridos 1815 associados da Deco, durante o mês de abril e concluiu-se que seis em cada dez pessoas gastam entre 100 e 300 euros por mês em supermercados. A conclusão é que quem gasta valores mais elevados, mais poupa, por ano, ao escolher o supermercado mais em conta.