Está a planear o futuro e quer descobrir qual o melhor Plano Poupança Reforma (PPR)? A missão pode parecer difícil, já que existem dezenas de opções no mercado. No entanto, a opção certa depende não só dos seus objetivos, mas também do seu perfil de investimento e poupança.
Existem produtos com maior ou menor risco, sendo que estes últimos têm uma rentabilidade mais baixa. Na altura de escolher um PPR, há também que ter em conta as comissões de subscrição e as condições para o resgate do dinheiro aplicado, caso venha a necessitar dele.
Qual o melhor Plano Poupança Reforma: o que ter em conta?
A informação é muita, por vezes não é facilmente compreensível e, quando se trata de uma decisão que vai afetar o seu futuro, todos os detalhes são importantes para poder fazer a melhor escolha.
A verdade é que, mesmo depois de terem subscrito um determinado Plano Poupança Reforma, muitas pessoas não sabem qual o rendimento que este proporciona.
Por isso, é igualmente pouco provável que comparem o seu PPR com outros que existem no mercado. Se o fizerem, podem concluir que não estão a ganhar tanto quanto podiam, ou pelo menos, não tanto quanto esperavam ganhar.
Perante tanta oferta, e tendo em conta que o melhor PPR para si pode ser diferente daquele que é mais adequado aos seus amigos e familiares, qual é a melhor forma de encontrar o PPR certo?
Como descobrir o melhor Plano Poupança Reforma?
Pode pesquisar e comparar todas as ofertas do mercado, mas este é um processo complexo e demorado, para o qual não deverá ter tempo ou paciência. E convém saber o que procura e o que está a comparar.
Alguns produtos de poupança para a reforma oferecem uma rentabilidade mais elevada, mas não têm garantia de capital. Isto quer dizer que pode perder a totalidade ou parte do que investiu. Assim, se está perto da idade da reforma, esta opção pode ser demasiado arriscada.
A idade e o seu perfil de investidor (isto é, o facto de ter ou não disposição para correr riscos) são dois fatores essenciais para tomar uma decisão. Se está ainda longe da reforma, pode arriscar mais do que se começar a poupar mais tarde.
Simular várias opções
Se quer ter a certeza que escolheu ou vai escolher o melhor PPR para si sem ter de pedir informação a todos os bancos e seguradoras, saiba que existem formas mais rápidas e simples de comparar os planos existentes.
Uma delas é através do simulador Ganhe mais no PPR, associado à DECO, e que já foi utilizado por mais de 100.000 pessoas.
O simulador compara o rendimento dos últimos três anos dos PPR disponíveis no mercado. Ao simular, terá informação sobre quanto rende o seu Plano Poupança Reforma atual. Vai ficar igualmente a conhecer os rendimentos de outros PPR (em fundos e seguros) e, por último, saber se deve ou não mudar.
Analisar dados e comparar
O site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) é uma boa fonte para encontrar informação sobre a legislação, entidades autorizadas, bem como recomendações feitas com base em queixas de consumidores.
A ASF divulga também dados relativos aos PPR, através de um quadro comparativo com informação sobre as comissões e rendibilidades dos Planos Poupança Reforma.
Neste quadro pode selecionar várias opções para comparar. Além disso, percebe imediatamente se o PPR tem ou não capital garantido e qual foi o rendimento no último ano e qual a média dos últimos 3 anos.
Sendo esta uma entidade de supervisão, a informação é isenta e confiável. Por isso, pode ser um bom ponto de partida para perceber qual é o melhor Plano Poupança Reforma para si.
Dicas úteis para escolher o melhor PPR
Mesmo depois de ter simulado e de ter encontrado um PPR que lhe parece perfeito, confirme junto do banco ou seguradora se as condições se mantêm.
Faça bem as contas para perceber qual o valor mínimo e máximo de que pode dispor mensalmente para reforçar o seu PPR. Pode valer a pena fazer agora um esforço suplementar que lhe permita viver mais confortavelmente depois da reforma.
Outra dica a ter em conta é que, por vezes, as entidades que gerem os PPR lançam novos produtos que só podem ser subscritos durante um certo período de tempo. Estas oportunidades de PPR de rendimento mínimo garantido podem ser interessantes para quem ainda não encontrou o plano adequado.
Leia com atenção a informação que recebeu do banco ou seguradora em relação ao seu Plano Poupança Reforma. Confirme o rendimento e, caso tenha dúvidas, faça todas as perguntas necessárias até ficar esclarecido.
Caso não esteja satisfeito com o seu atual Plano Poupança Reforma, pode fazer a transferência para outro plano mais favorável. Nos PPR sem garantia de capital não há cobrança de comissões, nos outros casos a comissão vai ter um valor máximo de 0.5%.
O PPR Europeu está a caminho
O PEPP (Pan-European Personal Pension Product) ou Produto Individual de Reforma Pan-Europeu vai ser uma nova opção de PPR a ter em conta.
Embora não esteja ainda disponível, o PPR Europeu tem como vantagens a portabilidade, isto é, o facto de o poder subscrever num país da União Europeia e, se emigrar, continuar alimentar essa poupança no novo país de residência.
As regras deste produto são harmonizadas a nível europeu. Embora as características gerais deste PPR Europeu estejam já definidas, falta fazer o enquadramento fiscal, algo que cabe a cada Estado-Membro.
Por isso, se ainda não decidiu qual é o melhor PPR e pode esperar para iniciar esta poupança, talvez valha a pena ter atenção quando este produto chegar.
Plano Nacional de Formação Financeira: Planear a reforma; Planos de Poupança
Jornal Oficial da União Europeia: Regulamento (UE) 2019/1238 relativo a um Produto Individual de Reforma Pan-Europeu (PEPP)