O mercado de trabalho está em constante mudança e cada vez mais competitivo e, como tal, todos os detalhes contam para chamar a atenção dos recrutadores. Basta pensar na importância atribuída às soft skills, por exemplo, das quais já aqui falamos. Mas as “exigências” dos recrutadores não se ficam por aqui. Há na verdade um conjunto de qualidades que muitas (se não todas) as empresas valorizam. Saiba quais.
As 6 qualidades que todos valorizam
Longe vai o tempo em que um bom Curriculum Vitae (CV) ou a experiência profissional eram mais do que suficientes para “dar nas vistas” num processo de recrutamento. Atualmente, os empregadores esperam mais de um profissional do que boas competências técnicas. E ainda que cada empresa tenha definido aquilo que procura num candidato, há várias qualidades que todas as empresas valorizam e esperam dos seus futuros colaboradores.
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.
1. Responsabilidade e compromisso
As empresas esperam poder contar com alguém que esteja disposto a “vestir a camisola” (como se diz na gíria) e que lute pelos interesses da empresa. Isso inclui, o cumprimento escrupuloso de prazos, por exemplo. Um atraso pode pôr em causa os objetivos da empresa ou a satisfação de um cliente. A empresa precisa de saber que os seus colaboradores são de confiança e que seguem a mesma linha de pensamento da entidade e que trabalham para isso. Responsabilidade e compromisso são as palavras de ordem.
2. Flexibilidade e adaptação
Esta é bem conhecida ou não estivesse presente em todos os anúncios de emprego. Mas não basta dizer que é flexível é preciso que o seja efetivamente. Numa empresa a mudança faz parte do quotidiano. Seja a nível de procedimentos, regras ou prioridades (por exemplo), a verdade é que a mudança é algo com que qualquer profissional tem que lidar diariamente e as empresas procuram (e necessitam de) colaboradores capazes de encararem essas mudanças e (mais!) de agirem de imediato perante elas, que superem os obstáculos que vão surgindo no dia-a-dia ou que estejam até dispostos a desempenhar novas funções, por exemplo.
3. Lealdade
Qualquer empresa espera que os seus colaboradores (ou futuros colaboradores) respeitem os princípios de discrição, sigilo e confidencialidade. Assuntos da empresa ficam na empresa. Não são para ser falados durante o café com os amigos. Esta é uma qualidade essencial para conquistar a confiança dos seus empregadores.
4. Atitude positiva
Acredite que esta é uma das qualidades que os seus recrutadores vão analisar durante a sua entrevista de emprego. As empresas procuram colaboradores que encarem os desafios com atitude otimista e que sejam capazes de motivar as pessoas ao seu redor.
5. Empatia
A atitude positiva de um candidato está também relacionada com a simpatia e a capacidade de criar empatia com as pessoas que o rodeiam. As empresas não procuram apenas alguém capaz de fazer o seu trabalho, mas sim quem também seja capaz de se relacionar com os restantes colegas, chefias e – até – clientes. Isto ajuda a criar um ambiente de trabalho mais agradável e os resultados só podem ser bons.
6. Autonomia
Para quem recruta a ideia é encontrar alguém que seja capaz de realizar o trabalho por si mesmo. Um colaborador autónomo é o que todos procuram. Um diretor (por exemplo) de uma empresa quer delegar tarefas e vê-las executadas, sem que para isso tenha que dizer passo-a-passo o que deve ser feito.
Um candidato de qualidade(s)!
Um processo de recrutamento está longe de servir apenas para fazer corresponder as suas competências ou experiência aos requisitos listados na oferta de emprego. As empresas não vêm em si apenas um CV, mas um pacote completo onde estão incluídas também as suas qualidades. Assegure-se que mostra o melhor de si e que tem tudo o que procuram num colaborador.