Longe vai o tempo em que as contratações eram feitas apenas com base no currículo. Atualmente, qualquer processo de seleção implica uma ou mais entrevistas. Não basta ter o currículo perfeito e a formação adequada, o processo de recrutamento passa também pela análise das caraterísticas pessoais dos candidatos. Escolher o profissional com as melhores qualidades é o objetivo de qualquer recrutador.
5 qualidades para ser o candidato perfeito
1. Competência
Parece óbvia, não é? Conseguir cumprir as funções sem necessidade de constante supervisão, conseguir analisar e decidir com segurança sem estar sempre a pedir aprovação, faz poupar tempo a todos. Logo, esta é uma das qualidades procuradas.
2. Confiança
As relações pessoais têm por base a confiança e as relações profissionais também. Honestidade e sinceridade são os pilares da confiança e o sucesso de uma empresa depende de uma cultura corporativa de confiança. Mas atenção, quando falamos em sinceridade, não queremos com isto dizer que é livre de dizer tudo o que lhe vem à cabeça.
3. Entusiasmo
Demonstrar paixão pelo que faz, ser simpático e afável influencia positivamente os que o rodeiam. Esta é uma das qualidades que funcionará como motivação para o trabalho em equipa.
4. Capacidade de adaptação
Aceitar e compreender que a mudança faz parte do mundo empresarial, mostra que é capaz de resistir ao stress e tem capacidade para se adaptar a novas rotinas e novas formas de trabalhar sem perder o controlo.
5. Criatividade
O sucesso de uma empresa depende da inovação e melhoria contínua dos processos internos. Se é importante trabalhar de forma autónoma, não é menos importante trabalhar em soluções conjuntas para implementar e criar novas formas de atuar e melhorar ou rentabilizar assim o tempo. Se tem ideias e pode ajudar, partilhe-as.
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