Share the post "Revisão do carro: quando a deve fazer e por que não deve falhar"
A revisão do carro é a principal ação de manutenção de um automóvel e que qualquer proprietário deve respeitar, tanto a nível de periodicidade como de elementos.
Fazer a revisão a tempo e horas não só vai garantir que o seu automóvel vai durar mais tempo, mas também que não aparecem, no futuro, alguns problemas secundários resultantes de uma má manutenção.
Na revisão automóvel são alterados os fluídos e filtros que formam parte da mecânica do automóvel. Estas peças não são, por norma, peças de valor muito elevado, e a sua substituição é fulcral para a saúde do automóvel.
Saiba quando deve fazer a revisão do carro e quanto lhe pode custar, em média, esta operação.
Revisão do carro: tudo o que deve saber (e cumprir)
Para saber quando deve realizar idealmente a revisão do carro, deve primeiro consultar o manual do próprio automóvel. Caso não encontre essa informação no manual, para “jogar pelo seguro”, esta deverá ser realizada, em média, a cada 10.000 quilómetros, ou uma vez por ano, consoante o que ocorrer em primeiro lugar.
Independentemente de o carro estar a circular, ou não, deve sempre fazer a manutenção do carro. O facto de não utilizar o automóvel pode também fazer com que surjam problemas próprios da falta de utilização.
Assim, sempre que se aperceber de algum problema com o carro, algum barulho ou diferença no modo como o carro responde, deve deslocar-se até uma oficina, o mais rapidamente possível. Só assim descartará a possibilidade de existência de algum problema, que pode até ser grave e colocar a sua segurança em risco.
Para além disso, não deixe a revisão do seu automóvel para os dias que antecedem uma grande viagem.
Primeiro, porque o mecânico pode detetar um problema complicado de resolver, ou pode não ser realizada corretamente e colocar a viagem, e todos os que nela participam, em perigo. Como referido anteriormente, esta manutenção deve ser periódica, e não apenas porque vai necessitar do carro para uma viagem.
Não obstante, antes de fazer uma viagem de maior duração, deverá sempre verificar o estado dos filtros, dos pneus e, claro, do nível do óleo.
Alertas disponíveis
Note que hoje em dia existem já óleos sintéticos que lhe permitem circular até 25.000 quilómetros sem necessitar fazer a mudança de alguns componentes na revisão.
Estes óleos são bastante mais caros que um óleo “tradicional”, mas garantem que, caso faça muitos quilómetros por ano, o seu automóvel não terá que estar constantemente parado na oficina.
Os carros mais recentes já oferecem a indicação de quanto tempo e/ou quilómetros faltam para a realização da próxima “inspeção”. No entanto, caso o seu automóvel ainda não tenha esta funcionalidade, aponte sempre a data em que realizou a última análise ao carro. Assim saberá quando realizar a próxima.
E se não fizer a revisão a tempo e horas?
Não realizar atempadamente a revisão do carro poderá fazer com que tenha um maior risco de acidentes e avarias, pois alguns componentes poderão estar danificados e como tal, não estar a funcionar corretamente.
Isto, a longo prazo, traduz-se numa diminuição da vida útil do seu carro e, consequentemente, mais gastos em arranjos na oficina.
Para além disso, circular com óleo e filtros demasiado velhos faz aumentar o consumo de combustível do seu automóvel. Apesar de não ser um risco para a saúde do automóvel, implica mais gastos.
Como pode ver, não realizar a revisão do carro nas alturas devidas, poderá traduzir-se em problemas graves, que podem ir desde avarias que requerem custos e tempo de reparação elevados.
Quanto custa fazer a revisão do carro
Relativamente aos gastos, não é possível indicar com exatidão o custo da revisão do carro. Tudo depende das peças necessárias para reparar ou substituir, do custo dessas próprias peças, e do valor da mão de obra cobrado pela oficina.
Um carro mais caro e com maior potência significa, por norma, que as revisões serão também mais caras. Uma revisão completa para um dos carros mais vendidos em Portugal, o Renault Clio, por exemplo, custar-lhe-á aproximadamente entre 200€ a 300€, dependendo da oficina.
O mais importante é estar sempre atento a qualquer aviso no painel de instrumentos ou a qualquer barulho ou a comportamentos estranhos no seu automóvel e procurar de imediato ajuda especializada. Isto poderá ajudá-lo a poupar algum dinheiro em revisões futuras.
Se se detetar e resolver rapidamente, a probabilidade de não evoluir para um problema sério, provocando estragos em outras peças, por exemplo, será muito maior.
Outro dos conselhos que deve ter em conta é comparar os preços de várias oficinas. Apesar de poder ter o seu mecânico de confiança, a revisão é uma tarefa simples para qualquer mecânico. Assim, os orçamentos poderão variar várias dezenas de euros de mecânico para mecânico.
Nunca facilite quanto à revisão do carro, e esteja sempre atento ao programa de manutenção, e sobretudo, às datas.