Share the post "O que fazer quando há greve e não consigo chegar ao trabalho?"
Certamente já lhe aconteceu chegar tarde ao trabalho, ou mesmo faltar, devido a greve dos transportes públicos. Saiba como proceder nestas situações.
Apesar de salvaguardado constitucionalmente, o direito à greve pode, quando exercido por serviços que são imprescindíveis ao nosso dia a dia, como é o caso dos transportes públicos, provocar impactos significativos na nossa vida.
Os serviços mínimos, previstos na lei, devem respeitar os princípios da necessidade, da adequação e da proporcionalidade. Destinam-se a tentar minimizar esses impactos. No entanto, nem sempre são a solução.
Se utiliza regularmente os transportes públicos, fique atento aos pré-avisos que têm de ocorrer em caso de greve, com dez dias de antecedência. Desta forma, pode tentar reorganizar as suas rotinas e arranjar alternativas.
Se não tem alternativas, neste artigo do Saldo Positivo fica a conhecer os seus direitos e como proceder quando chega atrasado ou falta ao trabalho por causa de uma greve dos transportes públicos.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.