Basta estar atento aos anúncios: o momento indicado para solicitar um crédito é quando os bancos têm excesso de liquidez, pois nestas alturas vêem-se forçados a colocar rapidamente no mercado uma parte do dinheiro que dispõem. Contudo, a maior parte dos consumidores desconhece esta informação, pois não é do domínio público.
Normalmente, esta situação ocorre quando a imprensa está cheia de anúncios publicitários com produtos financeiros oferecidos pelos bancos.
O que considerar antes de pedir um crédito:
Antes de decidir solicitar um crédito, devemos ter em conta os prós e contras de um empréstimo, já que dependendo de variáveis como a duração e as condições, o recurso ao crédito envolverá outros custos.
Actualmente, existe uma ampla gama de créditos:
- com prazos alargados,
- instantâneos;
- virtuais (pedido online, através da internet).
Quem necessita de comprar uma casa, um carro ou uma viagem recorre a maior parte das vezes a este produto financeiro, pois para muitas pessoas, de outra forma não seria possível satisfazer tais necessidades.
Escolha bem a institiuição
É importante conhecer bem o banco ou a instituição financeira à qual se recorre para solicitar um crédito, preferencialmente que exista uma relação de confiança para facilitar a comparação e o processo de selecção da empresa de crédito. Por outro lado, é fundamental saber muito bem que tipo de crédito pretendemos pedir, atendendo às nossas necessidades.
A crise como oportunidade
Em períodos de situações de crise económica normalmente as pessoas tendem a pensar que é mais difícil obter um empréstimo. No entanto nestas alturas também podem encontrar boas oportunidades, não devendo descartar a possibilidade de as aproveitar, pois ainda há boas fontes de crédito e de financiamento.
Veja também: