Share the post "Quanto custa carregar a bateria do telemóvel: fizemos as contas"
Numa era cada vez mais tecnológica, já se terá questionado se deve retirar o carregador da tomada ou se deve deixar sempre ligado. Independentemente da sua resposta, sabe mesmo quanto custa carregar a bateria do telemóvel?
Para este artigo utilizaremos como referência uma bateria que dispõe de uma carga média de 2600 mAh (amperes, que indicam a duração da respetiva bateria) e um módulo com 3,7 volts.
Quanto custa carregar a bateria do telemóvel?
Para obter o consumo em Wh (watts por hora), deverá fazer o seguinte cálculo:
- mAh X volts / 1000 = 9,62 Wh
Esta será, então, a energia de que necessita para carregar a bateria do telemóvel. Mas para saber exatamente quanto custa carregar a bateria do telemóvel deverá descobrir qual o preço do kWh: o valor pode variar consoante a região, mas para este artigo vamos assumir que o valor (já com IVA) pago em média em cada fatura é de 20 cêntimos.
Como a energia da bateria do telemóvel é calculada em Wh, temos de fazer nova conversão do valor pago na nossa fatura. Para tal, deve apenas dividir por 1000 os 20 cêntimos em questão:
- 020 / 1000 = 0,0002 Wh
Último passo (e última conta) para saber quanto custa carregar a bateria do telemóvel. Feitas as conversões, deverá multiplicar o valor pago em média em cada fatura pela energia necessária para cada recarga:
- 0,0002 X 9,62 = 0,001924
Assim sendo, gasta cerca de um cêntimo por cada recarga. Se carregar uma vez por dia, gastará menos de 30 cêntimos por mês.
Como aumentar o tempo de vida da bateria do telemóvel
Agora já sabe quanto custa carregar o telemóvel, mas será que está a fazê-lo de forma correta? De acordo com os especialistas, carregar a bateria durante toda a noite ou até atingir os 100% são apenas duas das práticas erradas.
Para aumentar o tempo de vida da bateria, deverá efetuar recargas regulares e parciais, mantendo a percentagem entre os 65% e os 75%.
Mas há mais: não utilize o telemóvel enquanto está a carregar para evitar o sobreaquecimento e não utilize as portas USB do seu computador para este efeito, já que a corrente elétrica não é estável e pode afetar o correto funcionamento do seu smartphone (e da respetiva bateria, claro).
Veja também: