Com a constante (e agressiva) evolução tecnológica, é bastante comum a troca regular dos equipamentos móveis. Desta vez, também trocou de operadora mas não quer desfazer-se do seu smartphone. Hoje em dia, é cada vez mais fácil fazer este tipo de operações. Saiba quanto custa desbloquear um telemóvel.
A vida dos consumidores portugueses ficou facilitada quando, em agosto de 2010, entrou em vigor Decreto-Lei nº 56/2010 de 1 de junho, que estabeleceu as regras a serem seguidas pelas operadoras portuguesas para o desbloqueio dos equipamentos móveis.
Se quer saber quanto custa desbloquear um telemóvel também deve saber quais as condições estabelecidas pela legislação em vigor.
Desbloquear o telemóvel: o essencial
Com este decreto-lei, os períodos de fidelização passaram a ser fixados até um período máximo de 24 meses. Findo o período de fidelização, o desbloqueio é totalmente gratuito, independentemente do equipamento.
Este decreto-lei estabelece ainda o prazo útil para o desbloqueio do telemóvel: 5 dias úteis a contar a partir do momento da sua solicitação.
Quanto custa desbloquear um telemóvel?
Para que não restem dúvidas, os valores aplicados pelas operadoras móveis portuguesas é exatamente o mesmo porque a legislação definiu uma forma de cálculo universal.
- Telemóveis com fidelização: preço do telemóvel bloqueado x 1,25 – preço pago;
- Telemóveis sem fidelização: preço do telemóvel bloqueado x 1,25.
Esta é a regra seguida pelas operadoras. Ainda assim, existem mais alguns valores a considerar no caso do desbloqueio dos telemóveis dentro do prazo de fidelização.
Assim sendo, os valores são os seguintes:
- 6 primeiros meses de fidelização: 100% do preço do telemóvel na data em que o comprou;
- 7-12 meses da fidelização: 80% do preço do telemóvel na data em que o comprou;
- 12-24 meses da fidelização: 50% do preço do telemóvel na data em que o comprou;
- Depois dos 24 meses de fidelização: gratuito.
Quanto custa desbloquear um telemóvel, de acordo com cada operadora
A legislação acima descrita é seguida por todas as operadoras móveis portuguesas, mas vale a pena conferir todas as condições de desbloqueio.
A Vodafone disponibiliza uma linha de apoio gratuita para o desbloqueio de telemóveis através do número 12711. Pode, ainda, conferir todos os detalhes dos preços neste link.
Para os clientes da NOS, este é o link com as condições especiais desta operação.
Já os clientes MEO podem consultar todos os detalhes desta operação através deste link (e podem até efetuar uma simulação para saberem o preço do desbloqueio).
Desbloqueio de novos equipamentos é gratuito
Para quem compra equipamentos móveis nas operadoras NOS e MEO, o desbloqueio é totalmente gratuito. No caso da MEO, o desbloqueio dos seus equipamentos é totalmente gratuito para os equipamentos comprados desde o dia 16 de junho de 2016. No caso da NOS, a mesma circunstância aplica-se desde 4 de julho do ano passado.
Por enquanto, a Vodafone ainda não seguiu o modelo das outras operadoras móveis nacionais e não se sabe se fará o mesmo nos próximos tempos.
Veja também: