A Toyota é uma fabricante japonesa conhecida sobretudo pela sua fiabilidade e por vários modelos icónicos, tendo no antigo Toyota Supra uma das suas principais referências e uma amostra daquilo que de melhor se fazia pelo país do sol nascente.
O Supra “original” começou a ser fabricado em 1978, e a sua conceção e desenvolvimento foram inspiradas no Toyota Celica, só por si, um pequeno desportivo de renome que tantos e tantos sucessos fez nos campeonatos de rali.
Até 2002, a Toyota lançou 4 gerações do Toyota Supra, sendo a 4ª (e última) geração do Supra a “mais apetecível” pelos colecionadores e aficionados da transformação automóvel.
Nesse mesmo ano, 2002, o potente desportivo nipónico, que tantos momentos de diversão e adrenalina proporcionava aos condutores, foi descontinuado, para tristeza de muitos.
Dezassete anos depois de ter sido terminada a produção do “primeiro” Toyota Supra, em 2019, foi apresentada a segunda “fornada”, mas, desta feita, não seria um original da Toyota, mas sim o resultado de uma parceria nipónico-germanica com a BMW.
A mais recente geração do novo Toyota Supra, ao contrário de todas as anteriores, não é produzida no Japão mas sim na Áustria, onde é precisamente fabricado o BMW Z4.
Tão diferentes, tão iguais. quanto de BMW existe no novo Toyota Supra?
O novo Toyota Supra foi apresentado no Salão do Automóvel Internacional da América do Norte de 2019. As vendas deste modelo começaram logo alguns meses após a sua apresentação, sendo este um dos carros mais aguardados dos últimos tempos.
Por uma questão de rentabilidade e redução de custos, porque afinal de contas a Toyota nunca iria vender centenas de milhares de Toyota Supra, logo vendas esperadas para este modelo não justificariam a criação de uma linha de produção exclusiva para o novo Toyota Supra, esta mais recente geração é, sem segredos, em grande parte baseado no BMW Z4.
A grande questão que se coloca aqui é a perda de identidade do Toyota Supra. Não a questão da sua performance, das suas capacidades dinâmicas, da sua fiabilidade, porque a BMW é uma construtora de referência, e o BMW Z4 é também ele um desportivo de referência. E é precisamente a falta de identidade que está a “aborrecer” os petrolheads.
5 componentes do BMW Z4 que encontramos no Toyota Supra
1. Motor
Embora ajustado pelos engenheiros da Toyota especificamente para o Toyota Supra, os motores utilizados são os mesmos que equipam o BMW Z4.
Ambos os modelos podem ser equipados com um de dois motores: um motor de quatro cilindros em linha, 0 B48 na derivação B46B20M0, de 2.0 litros e 258 cavalos de potência, ou um motor de seis cilindros em linha, o B58B30C, uma derivação do B58B30M1 usado no Z4, de 3.0 litros, e 340 cavalos de potência (em teoria, apesar de rumores dizerem que os números superam os 380).
O motor de 2.0 litros acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto que o motor de 3.0 litros pode atingir os 100 km/h em 4.3 segundos.
2. Caixa de velocidades
Tanto o Toyota Supra como o BMW Z4 estão equipados com a transmissão automática ZF de oito velocidades.
A velocidade máxima está limitada, em ambos os modelos, a 250 km/h, e ambos são impulsionados apenas pelas rodas traseiras.
3. Suspensão
A suspensão dianteira e a traseira são também idênticas em ambos os carros.
Tanto o Supra como o Z4 possuem uma suspensão dianteira de tipo McPherson e suspensão traseira independente multi-link.
A Toyota oferece suspensão adaptativa de série no seu modelo, enquanto na BMW a suspensão adaptativa é um opcional.
4. Chassis
A distância entre eixos é exatamente a mesma nos dois modelos. Ambos medem aproximadamente 2,47 metros.
O Toyota Supra é efetivamente alguns centímetros mais comprido que o Z4, mas as diferenças são quase impossíveis de detetar a olho nu.
5. Volante, chave e sistema de infoentretenimento
Também o volante, a chave e o sistema de infoentretenimento do Toyota Supra são exatamente os mesmos que encontrávamos nos anteriores modelos da BMW, mas desta feita, são apresentados com os logos da Toyota.
As diferenças para além do símbolo
A nível de mecânica as diferenças são muito poucas, mas a nível estético não podiam ser mais diferentes, sobretudo no exterior.
Exterior
A nível de exterior, os dois carros são bastante distintos. Partilham apenas o facto de serem dois desportivos de 2 lugares. Aliás, um apenas é vendido sob a forma de descapotável (o BMW Z4) e o Toyota Supra é vendido apenas como coupé.
Interior
A BMW faz jus ao que é esperado nos seus veículos e oferece materiais de qualidade no seu interior.
São vários as inserções de metal e materiais suaves no interior Z4, ao passo que no Toyota Supra abundam os plásticos pretos, e apesar de existirem materiais nobres, não sentimos tanto aquele toque premium dos carros germânicos.
Tecnologia
A nível tecnológico, o BMW Z4 está equipado de série com um ecrã central de 10,25 polegadas.
Por sua vez, o Supra tem um ecrã de apenas 6,5 polegadas, ou opcionalmente um ecrã de 8,8 polegadas.
O sistema de infoentretenimento apesar de ser BMW, é a anterior geração e não a mais recente, como encontramos no novo BMW Z4.
Preço
Também nos preços estes dois carros diferem, e ao contrário do que poderíamos inicialmente imaginar, em favor da BMW.
Os preços do Toyota Supra 2.0 começam nos 66 000€, ao passo que a versão mais potente com motor 6 em linha começa nos 81 000€.
Já os preços do BMW Z4 começam nos 57 170€ para a versão sDrive30i, com motor 2.0 e 258cv, e nos 82 680€ para a versão M40i, dotada com o mais potente 6 cilindros.
Em suma, o Toyota Supra e o BMW Z4 são carros tão iguais na sua concepção, mas ao mesmo tempo tão diferentes no seu conceito, na sua proposta, e no seu legado.