Com a internet a dominar praticamente todas as casas portuguesas, nasceu, nos últimos anos, uma nova profissão que faz confusão a muita gente: o que faz, como vive e quanto ganha um blogger profissional?
A pergunta não é descabida, sobretudo se considerarmos que não são raros os casos de bloggers que abandonaram os empregos tradicionais para se dedicarem, a tempo inteiro, à internet. É mesmo possível viver bem e manter o estilo de vida que tanta cobiça nos causa recebendo apenas os rendimentos de um site? Vamos já fazer as contas.
Será que sabe quanto ganha um blogger?
A pergunta que não quer calar tem uma resposta ambígua: depende. Depende do tempo dedicado ao blogue, depende das parcerias estabelecidas e depende da eficiência das estratégias de marketing associadas ao projeto.
Ter um blogue é fácil, o difícil é alimentá-lo com conteúdo interessante de forma regular. Assim, a primeira conclusão a que rapidamente chegamos é que o rendimento de qualquer blogue vai sempre ser diretamente proporcional ao esforço que o autor investir nele. Sem esforço, qualquer blogger ganha pouco.
Como é que um blogger pode fazer dinheiro?
Há várias formas de fazer dinheiro com um site na internet, por isso, se quer saber quanto ganha um blogger, o primeiro passo é olhar para o que ela faz com o que tem. Vamos dar-lhe alguns exemplos:
1. A venda de espaços publicitários
Quanto mais visitas diárias tiver um blogue, mais atraente se torna para os anunciantes – e mais rende em publicidade. Quanto ganha um blogger que vende espaços publicitários no blogue? Depende do número de visitas diárias da página. Se todos os dias o site for visitado por 1000 pessoas, cada espaço publicitário pode render entre os 100 e os 200 euros por dia.
2. O conteúdo patrocinado
O valor do conteúdo patrocinado varia muito dependendo da marca, das visitas que o blogue tem, do tipo de campanha (se é exclusiva para aquelo blogger ou não) e do tipo de conteúdo (se é criado pela marca e copiado pelo blogger ou se é original do blogger). Por alto, a publicação de uma peça patrocinada pode render algumas centenas de euros, mas há casos em que os números batem nos quatro dígitos.
3. As campanhas offline
Engane-se quem pensa que os bloggers só fazem dinheiro na internet. Quando se tornam famosos, tudo em que mexem vira rendimento: presenças em eventos, campanhas publicitárias para marcas, publicações de livros… Tudo contribui para o bolo do rendimento mensal.
4. Os brindes e ofertas
Claro que a vida maravilhosa que lhe vendem nos blogues não é verdadeira. Quanto ganha um blogger? Não o suficiente para ir de férias para as Maldivas a cada dois meses e conduzir um topo de gama novo de seis em seis meses, enquanto veste roupas de centenas de euros e passa o tempo no ginásio ou em festas.
Além de todo o rendimento direto que recebem dos blogues, os bloggers mais populares recebem ofertas que alimentam o estilo de vida tão apregoado nas redes sociais. Provavelmente, o carro que vê nas imagens da sua blogger favorita não é dela, é emprestado pela marca. As roupas são oferecidas pelas lojas. As férias foram gentilmente patrocinadas pela agência de viagens ou pelo hotel que lhes ofereceu a estadia em troca de publicidade.
É difícil contabilizar o dinheiro que estas ofertas rendem, mas nos casos mais extremos pode atingir os largos milhares de euros. Por outro lado, estas ofertas só existem em casos excecionais e não basta ter um qualquer blogue para conquistá-las.
Vemos, então, que um bom blogue, bem trabalhado e interessante, pode render alguns milhares de euros por mês, mas também exige muito tempo, dedicação e algum planeamento estratégico ao autor. O mais importante a reter é que o lucro vem sempre associado à dedicação e que um bom negócio online não se constrói da noite para o dia.
Se viver de um blogue está nos seus planos, estude primeiro. Aprenda estratégia, negociação e marketing digital. Bata a muitas portas, consiga parcerias e patrocínios, e, sobretudo, não espere poder despedir-se do seu emprego amanhã, porque os resultados crescem lentamente.