Ekonomista
Ekonomista
04 Set, 2023 - 14:11

Saiba quanto e quando paga Imposto do Selo

Ekonomista
Patrocinado por:

É o imposto mais antigo de Portugal e aplica-se em diversas situações. Saiba em quais e que isenções existem.

quanto quando paga imposto selo

O Imposto do Selo (IS) é aplicado em diversas situações como a contratação de seguros, os contratos de arrendamento e subarrendamento, prémios, créditos (seja qual for a finalidade), cheques, transmissões por herança e muitas outras.

O seu pagamento recai sobre a pessoa ou entidade com interesse financeiro no ato ou na operação realizada. Caso existam vários interessados, o valor do imposto deve ser pago entre todos de forma proporcional.

O Estado, as instituições de segurança social, as entidades de utilidade pública e as instituições particulares de solidariedade social são algumas das entidades isentas do seu pagamento.

Na Tabela Geral do IS, podem ser consultadas as taxas aplicáveis a cada situação, que variam de acordo com o tipo de ato ou contrato.

Neste artigo do Saldo Positivo fica a conhecer em detalhe as situações mais comuns em que o imposto é aplicado, as respetivas taxas e os responsáveis pelo seu pagamento.

imposto cgd selo

O que é o Imposto do selo: saiba quando e quanto paga

O Imposto do Selo pode não ser o primeiro em que pensamos quando falamos de impostos aplicados em Portugal, mas é quase certo que praticamente todos já o pagamos. Mesmo sem notar.

Saiba em que situações é cobrado e conheça algumas isenções.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também